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Cartas em jogo: uma metodologia criativa para visualização de dados

Cards to play: a creative methodology for data visualization.

Giannini, Antônio Couto de Almeida ; Lopes, Renata Perim Albuquerque ; Kosminsky, Doris ;

CONGIC:

O estudo da visualização de dados pode se beneficiar do uso de jogos e atividades lúdicas para criar habilidades de interpretação de informações e desenvolver o interesse de alunos por temas específicos. Neste artigo será apresentado o processo de criação de três conjuntos de cartas contendo tipos de visualizações, suas definições e dados sobre mudanças climáticas e saúde. Empregamos a metodologia criativa do design thinking e seus aspectos de cocriação para a sistematização de saberes, de forma a facilitar a literacia em visualização de dados. Propomos, com os resultados obtidos nessa etapa do processo, analisar as conexões entres os campos da visualização de dados, da criação de jogos e do design thinking.

CONGIC:

The study of data visualization can benefit from the use of games and ludic activities to build information interpretation skills and develop students' interest in specific topics. This paper will present the process of creating three sets of cards containing types of visualizations, their definitions and data on climate change and health. We employ the creative methodology of design thinking and its aspects of co-creation for the systematization of knowledge, in order to facilitate literacy in data visualization. We propose, with the results obtained at this stage of the process, to analyze the connections between the fields of data visualization, game creation and design thinking.

Palavras-chave: visualização de dados, design thinking, cocriação, jogos,

Palavras-chave: data visualization, design thinking, co-creation, games,

DOI: 10.5151/cidiconcic2023-154_647596

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Como citar:

Giannini, Antônio Couto de Almeida; Lopes, Renata Perim Albuquerque; Kosminsky, Doris; "Cartas em jogo: uma metodologia criativa para visualização de dados", p. 2113-2121 . In: . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidiconcic2023-154_647596

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