Artigo - Open Access.

Idioma principal

CARBONIZAçãO HIDROTéRMICA DOS RESíDUOS DE ACEROLA (MALPHIGIA EMARGINATA D.C.): INFLUêNCIA DAS VARIáVEIS DE PROCESSO

HYDROTHERMAL CARBONIZATION OF ACEROLA (MALPHIGIA EMARGINATA D.C.) WASTE: INFLUENCE OF PROCESS VARIABLES

SOUZA, BRUNA ANTUNES DE ; BARROZO, MARCOS ANTONIO DE SOUZA ; BARBOSA, GUILHERME AUGUSTO NOGUEIRA ; NOGUEIRA, GERALDO DANIEL RIBEIRO ; DUARTE, CLAUDIO ROBERTO ; , ;

Artigo:

A carbonização hidrotérmica (HTC) é uma técnica promissora para o melhor gerenciamento e melhor aproveitamento de resíduos agroindustriais. Neste estudo, investigou-se os efeitos da temperatura, tempo de reação, razão biomassa / água, pH da água de alimentação e velocidade de agitação na HTC de resíduos de acerola. Os efeitos dessas variáveis sobre o rendimento do processo, os grupos funcionais oxigenados totais de hidrocarvões e da área superficial foram quantificados. Observou-se que os rendimentos obtidos variaram entre 53% a 64%. Os grupos funcionais oxigenados atingiram um máximo de 7,4 mmol/g. Os resultados indicaram que todas as variáveis foram estatisticamente significativas (p < 0,05) para a área superficial, enquanto apenas o pH da água de alimentação e a agitação foram significativos para os grupos funcionais oxigenados. Os resultados indicaram que a carbonização hidrotérmica dos resíduos de acerola pode ser uma tecnologia sustentável para a modificação de resíduos subutilizados e sua aplicação como adsorventes de contaminantes ambientais.

Artigo:

Palavras-chave: RESÍDUOS BIOMASSA, CARBONIZAÇÃO, HIDROCARVÃO,

Palavras-chave: BIOMASS WASTE, CARBONIZATION, HYDROCHAR,

DOI: 10.5151/cobecic2019-EAT65

Referências bibliográficas
Como citar:

SOUZA, BRUNA ANTUNES DE; BARROZO, MARCOS ANTONIO DE SOUZA; BARBOSA, GUILHERME AUGUSTO NOGUEIRA; NOGUEIRA, GERALDO DANIEL RIBEIRO; DUARTE, CLAUDIO ROBERTO; , ; "CARBONIZAçãO HIDROTéRMICA DOS RESíDUOS DE ACEROLA (MALPHIGIA EMARGINATA D.C.): INFLUêNCIA DAS VARIáVEIS DE PROCESSO", p. 560-566 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-EAT65

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações