Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Características e práticas pedagógicas no ensino superior em Design

Characteristics and pedagogical practices of teaching in Design

DAMÁSIO, Matheus Charles ; DICKIE, Isadora Burmeister ; SCHULENBURG, Haro Ristow Wippel ;

Artigo:

Este artigo apresenta uma parte dos resultados do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de graduação em design da Universidade da Região de Joinville (Univille), desenvolvido em 2020. Para a realização do TCC, que objetivou elaborar instrumentos para o desenvolvimento de atividades de ensino-aprendizagem ativas em design, foi necessário investigar as características e práticas pedagógicas no ensino superior em design no Brasil. Para tanto, aplicou-se o método da revisão bibliográfica, bem como questionários e entrevistas com estudantes e docentes. Os resultados desta coleta de dados apontam que, para uma aprendizagem significativa, não basta apenas utilizar as Tecnologias de Informação e Comunicação; docentes e estudantes precisam, dialogicamente, compartilhar e construir conhecimentos, possibilitando as transformações necessárias.

Artigo:

This paper presents part of the results of the Final Project (FP) in design from Universidade da Região de Joinville (Univille), developed in 2020. The FP aimed to develop instruments for the development of active teaching-learning activities in design, and it was necessary to investigate the characteristics and pedagogical practices in higher education in design in Brazil. Thus, the method of bibliographic review was applied, as well as questionnaires and interviews with students and professors. The results point out that, for meaningful learning, it is not enough just to use Information and Communication Technologies; teachers and students need, dialogically, to share and build knowledge, enabling the necessary transformations.

Palavras-chave: Ensino superior de design; Práticas pedagógicas; Educação em design.,

Palavras-chave: Higher education in design; Pedagogical practices; Design education.,

DOI: 10.5151/ped2022-9967591

Referências bibliográficas
  • [1] BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução nº 5, de 8 de março de 2004. Aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Design e dá outras providências. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces05_04.pdf. Acesso em: 10 jun. 2020.
  • [2] CALDANA, Lydia (Brasil). Conservadores, migrantes e nativos digitais: as gerações e a internet. 2017. Disponível em: http://pontoeletronico.me/2017/geracoes-digitais/. Acesso em: 14 maio 2020.
  • [3] CELASCHI, Flaviano; MORAES, Dijon de. Futuro, bem-estar, interdependência: palavras-chave para o design contemporâneo. In: MORAES, Dijon de; CELASCHI, Flaviano (org.). Cadernos de Estudos Avançados em Design: design e humanismo. Design e Humanismo. v. 7. Barbacena: Eduemg, 201 p. 35–56.
  • [4] COSTA, Christiane Maria Ogg Nascimento Gonçalves. Modelo para Estabelecer Competências para o Futuro do Design Orientado pelas Tecnologias Emergentes. 2019. 337 f. Tese (Doutorado) — Curso de Pós-graduação em Design, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
  • [5] LANDIM, Paula da Cruz. Design, empresa, sociedade. São Paulo: UNESP, 2010. 191 p.
  • [6] PAULA, Adma Jussara Fonseca de; SEMENSATO, Cassiana Brosque; SILVA, José Carlos Plácido da; PASCHOARELLI, Luis Carlos; SILVA, Danilo Corrêa. Breve história e análise crítica do ensino de design no Brasil. Revista Convergências, Castelo Branco, v. 3, 2010. Disponível em: http://convergencias.esart.ipcb.pt/?p=article&id=78. Acesso em: 21 maio 2020.
  • [7] PEARSON (Nova Iorque). Beyond Millennials: The Next Generation of Learners. 2018. Disponível em: https://www.pearson.com/content/dam/one-dot-com/one-dot-com/global/Files/news/news-annoucements/2018/The-Next-Generation-of-Learners_final.pdf. Acesso em: 16 maio 2020.
  • [8] SANT'ANNA, Ana; PARONETTO, Daniel. Ensino de Design no Brasil. Arc Design, São Paulo, n. 57, p. 32–36, dez. 2007. Disponível em: https://issuu.com/prodweb/docs/revista-arcdesign-edicao-57. Acesso em: 18 maio 2020. 
  • [9] SILVEIRA, André Luis Marques da; BERTONI, Cristopher Faoro; RIBEIRO, Vinícius Gadis. Premissas para o ensino superior do design. Design e Tecnologia, [s.l.], v. 6, n. 12, p. 21–30, 30 dez. 2016. PGDesign / Universidade Federal do Rio Grande do Sul. http://dx.doi.org/10.23972/det2016iss12pp21-30. Disponível em: https://www.ufrgs.br/det/index.php/det/article/view/381/178. Acesso em: 14 mar. 2020.
  • [10] VERMEULEN, Erik. Education is the Key to a Better Future, But…. 2018. Disponível em: https://hackernoon.com/education-is-the-key-to-a-better-future-but-6516903c547f. Acesso em: 14 jun. 2020.
Como citar:

DAMÁSIO, Matheus Charles; DICKIE, Isadora Burmeister; SCHULENBURG, Haro Ristow Wippel; "Características e práticas pedagógicas no ensino superior em Design", p. 95-116 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-9967591

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações