Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Características do processo criativo de desenvolvedores de jogos indie e a realidade maranhense

Characteristics of the creative process of indie game developers and the reality of Maranhão

Nehme, Laís ; Farias, Bruno Serviliano Santos ; Noronha, Raquel Gomes ; Obregon, Rosane De Fatima Antunes ;

Artigo:

O presente artigo explora, por meio de Revisão Sistemática de Literatura, variáveis que influenciam no processo criativo de desenvolvedores de jogos indie e como essas variáveis podem contribuir para moldar a produção de jogos. Em um segundo momento, explora como as variáveis identificadas anteriormente atuam sobre o desenvolvimento de jogos especificamente maranhenses. Busca-se contribuir, com esse trabalho, para informar aspirantes maranhenses ao desenvolvimento de jogos sobre como funcionam as práticas de desenvolvimento de jogos e as redes locais de relacionamento entre desenvolvedores.

Artigo:

This article explores, through Systematic Literature Review, variables that influence the creative process of indie game developers and how they can contribute to game production. In a second moment, it explores how variables previously defined on the development of games specifically from Maranhão. The aim is to contribute, with this work, to informing aspirants from Maranhão to game development about how it works as a game development practice and as local networks of relationship between developers.

Palavras-chave: Design de Jogos; Indie; Criatividade,

Palavras-chave: Game design; Indie; Creativity,

DOI: 10.5151/jopdesign2021-32

Referências bibliográficas
  • [1] "CALLUS, Paula; POTTER, Cher. Michezo Video: Nairobi’s gamers and the developers who are promoting local content, Critical African Studies, v. 9, n. 3, p. 302-326, 2017.
  • [2] CRUA PRODUÇÕES. Aquele Doc Sobre Jogos. 2020. 1 vídeo (1 hora e 4 minutos). Disponível em: https://youtu.be/d3Yg9eRmX7w Acesso em: 4 ago. 2021.
  • [3] PEREIRA, Leônidas; BERNARDES, Maurício. Aspects of Independent Game Production: An Exploratory Study. Comput Entertain, v. 16, n. 4, 2018.
  • [4] ROESSEL, Lies; KATZENBACH, Christian. Navigating the grey area: Game production between inspiration and imitation. Convergence: The International Journal of Research into New Media Technologies, v. 26, n. 2, p. 402-420, 2020.
  • [5] ROMERO, Margarida; ARNAB, Sylvester; SMET, Cindy; MOHAMAD, Fitri; MINOI, Jacey-Lynn; MORINI, L. Assessment of Co-Creativity in the Process of Game Design. The Electronic Journal of e-Learning, v. 17, n. 3, p. 199-206, 2019.
  • [6] STYHRE, Alexander; WIKHAMN, Björn R. The ambiguities of money-making: Indie video game developers and the norm of creative integrity. Qualitative Research in Organizations and Management: An International Journal, v. 15, n. 3, p. 215-234, 2020.
  • [7] WOODCOCK, Jamie. Marx no fliperama: videogames e luta de classes. São Paulo: Autonomia Literária, 2020.
  • [8] YIN, Robert K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Tradução de Daniel Bueno. Porto Alegre: Penso, 2016 [recurso eletrônico].
  • [9] "
Como citar:

Nehme, Laís ; Farias, Bruno Serviliano Santos ; Noronha, Raquel Gomes ; Obregon, Rosane De Fatima Antunes ; "Características do processo criativo de desenvolvedores de jogos indie e a realidade maranhense", p. 262-271 . In: Anais da II Jornada de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design - UFMA. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/jopdesign2021-32

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações