Artigo - Open Access.

Idioma principal

CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA DA ÁGUA DE CHUVA COLETADA NO CENTRO DE DESENVOLVIMENTO DA TECNOLOGIA NUCLEAR-CDTN/CNEN

CHEMICAL CHARACTERIZATION OF RAINWATER COLLECTED AT CENTRO DE DESENVOLVIMENTO NUCLEAR - CDTN

ALMEIDA, THAíS ANNIE FRANCISCO DE ; PALMIERI, HELENA EUGÊNIA LEONHARDT ; AULER, LúCIA MARIA LABOISSIèRI DE ALENCAR ; CINTRA, MARIA OLíVIA CORDEIRO ; FORTES, FLáVIO ANTôNIO ; , ;

Artigo:

Cerca de oito amostras de água de chuva coletadas do mês de janeiro ao mês de dezembro de 2016 na estação GNIP do CDTN foram analisadas para determinação do pH, condutividade, e a presença de diversos metais e íons. Foram empregadas as técnicas de ICP-MS e cromatografia iônica. Os valores de pH variaram entre 7,31 e 8,29, os valores básicos de pH podem estar associados com a alta concentração de amônio nas águas de chuva. O mês de setembro foi o mês em que houve mais picos de condutividade, íons e em especial os elementos de Cálcio e Magnésio, tal pode ser atribuído ao acúmulo de substâncias na atmosfera durante os períodos de julho e agosto.

Artigo:

Palavras-chave: COMPOSIÇÃO QUÍMICA, ÁGUA DE CHUVA, ÍONS MAJORITÁRIOS,

Palavras-chave: CHEMICAL COMPOSITION, RAINWATER, MAJOR IONS,

DOI: 10.5151/cobecic2019-EAT30

Referências bibliográficas
Como citar:

ALMEIDA, THAíS ANNIE FRANCISCO DE; PALMIERI, HELENA EUGÊNIA LEONHARDT; AULER, LúCIA MARIA LABOISSIèRI DE ALENCAR; CINTRA, MARIA OLíVIA CORDEIRO; FORTES, FLáVIO ANTôNIO; , ; "CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA DA ÁGUA DE CHUVA COLETADA NO CENTRO DE DESENVOLVIMENTO DA TECNOLOGIA NUCLEAR-CDTN/CNEN", p. 343-349 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-EAT30

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações