Artigo - Open Access.

Idioma principal

CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DO RESÍDUO SÓLIDO DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES DE UMA INDÚSTRIA DE PAPELÃO

PHYSICAL-CHEMICAL CHARACTERIZATION OF THE SOLID WASTE OF EFFLUENT TREATMENT STATION OF A RECYCLED PAPER INDUSTRY

FÜHR, JAÍNE FLACH ; MIBIELLI, GUILHERME MARTINEZ ; FRAGOSO, ISABELLA ; DRESCH, ALINE PERIN ; VARGAS, ANA CAROLINA GIACOMELLI ; , ;

Artigo:

As barreiras perante a produção de biocombustíveis lignocelulósicos impulsiona estudos com a utilização de diferentes tipos de resíduos na produção mais econômica de açúcares fermentescíveis, dentre eles o lodo de estação de tratamento de efluente das indústrias de papel reciclável. O resíduo apresenta alguns benefícios sobre outros materiais como pouca lignina presente, os polissacarídeos estão mais suscetíveis à hidrólise devida à manipulação - física e química - já realizada e sua produção é de forma concentrada e permanente. A composição do resíduo vai depender das condições operacionais, logo, é de suma importância a caracterização para posterior considerações e aplicação na produção de bioetanol. Diante disso o trabalho refere-se à caracterização físico-química do lodo de estação de tratamento de efluente de uma indústria de papelão em teores de umidade, cinzas, extrativos e lignina insolúvel. O resíduo apresentou um teor de umidade de 64,16%. Os valores identificados para cinzas, extrativos e lignina insolúvel de 37,53%, 6,54% e ausente, respectivamente, diferem ligeiramente da faixa literária, considerados valores positivos diante do objetivo do trabalho. Entretanto faz-se necessária uma análise minuciosa dos compostos presentes nesse resíduo a fim de aprimorar resultados.

Artigo:

Palavras-chave: BIOETANOL, RESíDUO INDUSTRIAL, MATéRIA ORGâNICA,

Palavras-chave: BIOETHANOL, INDUSTRIAL WASTE, ORGANIC MATTER,

DOI: 10.5151/cobecic2019-EAT39

Referências bibliográficas
Como citar:

FÜHR, JAÍNE FLACH; MIBIELLI, GUILHERME MARTINEZ; FRAGOSO, ISABELLA; DRESCH, ALINE PERIN; VARGAS, ANA CAROLINA GIACOMELLI; , ; "CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DO RESÍDUO SÓLIDO DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES DE UMA INDÚSTRIA DE PAPELÃO", p. 378-384 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-EAT39

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações