Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DA PALHA DE CANA DE AÇÚCAR: UMA REVISÃO DE LITERATURA

SANTOS, M. M. ; FRANCO, T. T. ; BERNI, M. D. ;

Artigo Completo:

A cadeia produtiva da cana de açúcar tem focado grande interesse no aproveitamento integral dos seus principais subprodutos: a palha e o bagaço. Atualmente a palha não está consolidada como combustível ou alternativa para etanol de segunda geração. Este trabalho teve como objetivo levantar o estado da arte quanto à caracterização físico-química da palha de cana de açúcar. Com extensa pesquisa bibliográfica foram levantados, estudados e analisados informações de caracterização elementar físico-química disponíveis na literatura, sobretudo em periódicos indexados. De uma forma geral, os estudos disponíveis mostram os dados e informações bastante aleatórios sem guardar aderência entre os mesmos, ou seja, apresentam-se composição e comportamentos diferentes para cada um dos componentes da palha baseados. Neste trabalho foi aprofundada a análise dos resultados de teor de cinzas, comparando parâmetros para encontrar a origem da variação entre seus resultados. Baseado nas pesquisas a que se teve acesso, pode-se afirmar que ainda é necessário reproduzir esse estudo para as demais análises e resultados encontrados durante o levantamento de dados para assegurar a palha de cana de açúcar como uma possível biomassa para a produção de biocombustíveis de segunda geração ou como combustível térmico.

Artigo Completo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/chemeng-cobeqic2015-355-33963-260878

Referências bibliográficas
  • [1] ALMEIDA, M.B.B. Bio-óleo a partir da pirólise rápida, térmica ou catalítica, da palha da cana-de-açúcar e seu co-processamento com gasóleo em craqueamento catalítico. Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) – Escola de Química, Escola de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
  • [2] CARVALHO, DM. Caracterização físico-química e polpação etanol/soda do bagaço e da palha de cana-de-açúcar. Dissertação (Mestrado em Ciência Florestal) – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 201
  • [3] GEORGES, F. Caracterização da palha da cana-de-açúcar do rio grande do sul e de seus produtos de pirólise. Dissertação (Mestrado em Ciência dos Materiais) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
  • [4] MARABEZI, K. Estudo sistemático das reações envolvidas na determinação dos teores de lignina e holocelulose em amostras de bagaço e palha de cana-de-açúcar. Dissertação (Mestre em Ciencias Físico-Quimicas) – Instituto de Quimica de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2009.
  • [5] MIRANDA, I.C. Aproveitamento energético a partir de resíduos de biomassa: bagaço e palha de cana-de-açúcar. Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) – Escola de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
  • [6] PAULA, L.E.R.; TRUGILHO, P.F.; NAPOLI, A; BIANCHI, M.L. Characterization of residues from plant biomass for use in energy generation. Cerne, Lavras, v.17, n.2, p.237-246, abr./jun. 2011.
  • [7] PITARELO, A.P. Avaliação da susceptibilidade do bagaço e da palha de cana-de-açúcar à bioconversão via pré-tratamento a vapor e hidrólise enzimática. Dissertação (Mestrado em Química) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 200
  • [8] SEYE, O; CORTEZ, L.A.B.; GOMEZ, E.O. Estudo cinético da biomassa a partir de resultados termogravimétricos.. In: Encontro De Energia No Meio Rural, 3., 2000, Campinas. Proceedings online... Available from: Andlt;http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttextAndamp;pid=MSC0000000022000000200022Andamp;lng=enAndamp;nrm=abnAndgt;. Acesso em Dec. 2014.
  • [9] SUÁREZ, J.A.; LUENGO, C.A.; FELFLI, F.F.; BEZZON, G; BEATÓN, P.A. Thermochemical Properties of Cuban Biomass. Energy Sources, Taylor Andamp; Francis, 22:851– 857, 2000.
Como citar:

SANTOS, M. M.; FRANCO, T. T.; BERNI, M. D.; "CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DA PALHA DE CANA DE AÇÚCAR: UMA REVISÃO DE LITERATURA", p. 178-183 . In: Anais do XI Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica [=Blucher Chemical Engineering Proceedings, v. 1, n.3]. ISSN Impresso: 2446-8711. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobeqic2015-355-33963-260878

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações