Artigo - Open Access.

Idioma principal

CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DA BIOMASSA DE MILHETO (PENNISETUM GLAUCUM)

PHYSICAL-CHEMICAL CHARACTERIZATION OF THE MILLET BIOMASS (PENNISETUM GLAUCUM)

DRESCH, ALINE PERIN ; BENDER, JOÃO PAULO ; FüHR, JAíNE FLACH ; VARGAS, ANA CAROLINA GIACOMELLI ; MIBIELLI, GUILHERME MARTINEZ ; , ;

Artigo:

Os obstáculos encontrados na produção de bioetanol impulsionam as pesquisas na área de energias renováveis, como as provenientes de resíduos agroindustriais. Quando a obtenção de etanol for viabilizada explorando matérias-primas alternativas, incluindo resíduos agrícolas, teremos um aumento expressivo da oferta de álcool combustível. Nesse contexto, a biomassa de milheto (Pennisetum glaucum) aparece como uma fonte em destaque para a produção de E2G. Sua alta produtividade de 60 t ha-1 de massa verde, associada a um ciclo curto de produção de 120 dias, coloca essa biomassa entre as promissoras para a produção de bioetanol. Dessa forma, com o intuito de flexibilizar a produção deste combustível por meio de diferentes matérias-primas, é preciso desenvolver processos viáveis, que disponibilizem a glicose para posterior conversão a etanol, passando primeiramente, por uma adequada caracterização físico-química da matéria-prima. Assim, neste trabalho, realizou-se a caracterização físico-química da biomassa de milheto quanto à umidade, cinzas, extrativos e lignina insolúvel. O teor de umidade encontrado foi de 2,79%. Os valores encontrados para cinzas, extrativos e lignina insolúvel de 5,27%, 19,47% e 8,62%, respectivamente, mantiveram-se dentro da faixa literária e possuem concordância, sendo favoráveis à produção de bioetanol.

Artigo:

Palavras-chave: CARACTERIZAçãO. PENNISETUM GLAUCUM. BIOETANOL,

Palavras-chave: CHARACTERIZATION. PENNISETUM GLAUCUM. BIOETHANOL,

DOI: 10.5151/cobecic2019-EAT24

Referências bibliográficas
Como citar:

DRESCH, ALINE PERIN; BENDER, JOÃO PAULO; FüHR, JAíNE FLACH; VARGAS, ANA CAROLINA GIACOMELLI; MIBIELLI, GUILHERME MARTINEZ; , ; "CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DA BIOMASSA DE MILHETO (PENNISETUM GLAUCUM)", p. 301-307 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-EAT24

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações