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CARACTERIZAÇÃO E TRATAMENTO DO EFLUENTE ORIUNDO DE LAVAGENS AUTOMOTIVAS DO MUNICÍPIO DE BAGÉ-RS
CARACTERIZAÇÃO E TRATAMENTO DO EFLUENTE ORIUNDO DE LAVAGENS AUTOMOTIVAS DO MUNICÍPIO DE BAGÉ-RS
Artigo:
A atividade de lavagem automotiva utiliza grandes quantidades de água e gera efluentes potencialmente poluidores. A proposta deste trabalho é a caracterização deste efluente e a concepção de uma metodologia para o tratamento do mesmo. As amostras foram caracterizadas para os seguintes parâmetros: pH, turbidez, óleos e graxas, DBO5, ST, SFT e SVT. No tratamento do efluente utilizou-se 20 mg/L do cloreto férrico, com 1 min de coagulação, 10 min de floculação e 15 min de sedimentação. Constatou-se que o efluente após o tratamento proposto permaneceu fora dos padrões estabelecidos pela resolução no 430 do CONAMA de 2011 para alguns parâmetros, sendo estes: DBO5 que apresentou uma redução de apenas 32 %, óleos e graxas de 37,4 ± 6 mg/L. A partir do tratamento proposto neste trabalho não se obteve um efluente com todos os parâmetros em conformidade com o exigido pela legislação, porém, conseguiu-se uma diminuição da carga poluidora. Com base nos resultados obtidos sugeriu-se uma adaptação do sistema utilizado atualmente nas lavagem automotivas.
A atividade de lavagem automotiva utiliza grandes quantidades de água e gera efluentes potencialmente poluidores. A proposta deste trabalho é a caracterização deste efluente e a concepção de uma metodologia para o tratamento do mesmo. As amostras foram caracterizadas para os seguintes parâmetros: pH, turbidez, óleos e graxas, DBO5, ST, SFT e SVT. No tratamento do efluente utilizou-se 20 mg/L do cloreto férrico, com 1 min de coagulação, 10 min de floculação e 15 min de sedimentação. Constatou-se que o efluente após o tratamento proposto permaneceu fora dos padrões estabelecidos pela resolução no 430 do CONAMA de 2011 para alguns parâmetros, sendo estes: DBO5 que apresentou uma redução de apenas 32 %, óleos e graxas de 37,4 ± 6 mg/L. A partir do tratamento proposto neste trabalho não se obteve um efluente com todos os parâmetros em conformidade com o exigido pela legislação, porém, conseguiu-se uma diminuição da carga poluidora. Com base nos resultados obtidos sugeriu-se uma adaptação do sistema utilizado atualmente nas lavagem automotivas.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/chemeng-cobec-ic-01-ea-009
Referências bibliográficas
- [1] CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente. Resolução nº 430, de 13 de maio de 2011. Dispõe sobre as condições e padrões de lançamento de efluentes, complementa e altera a Resolução no 357, de 17 de março de 2005, do Conselho
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Como citar:
ROSA, G. S.; Micheli Althaus; "CARACTERIZAÇÃO E TRATAMENTO DO EFLUENTE ORIUNDO DE LAVAGENS AUTOMOTIVAS DO MUNICÍPIO DE BAGÉ-RS", p-38-43.
In: .
São Paulo: Blucher,
2014.
ISSN 23591757,
DOI 10.5151/chemeng-cobec-ic-01-ea-009
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G. S. ROSA, M. ALTHAUS, CARACTERIZAÇÃO E TRATAMENTO DO EFLUENTE ORIUNDO DE LAVAGENS AUTOMOTIVAS DO MUNICÍPIO DE BAGÉ-RS, Blucher Chemical Engineering Proceedings, Volume 1, 2014, Pages 38-43, ISSN 23591757, http://dx.doi.org/10.5151/chemeng-cobec-ic-01-ea-009 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/caracterizao-e-tratamento-do-efluente-oriundo-de-lavagens-automotivas-do-municpio-de-bag-rs-11034) Palavras-chave:: ;