Julho 2017 vol. 4 num. 2 - IX SBEA + XV ENEEAmb + III FLES

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

CARACTERIZAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DE UM PARQUE MUNICIPAL EM CUIABÁ - MT

Almeida, Sulamita Miranda De ; Oliveira, Eder Santana De ; Souza, Marcelo Dias De ;

Artigo Completo:

O trabalho teve por finalidade analisar aspectos físicos e econômicos dos resíduos sólidos do Parque Tia Nair em Cuiabá – MT, que são fatores importantes para o desenvolvimento de um projeto para a implantação de um centro de separação de resíduos recicláveis e uma usina de compostagem. Este estudo objetivou, portanto, contribuir com a resolução da problemática que o parque vem sofrendo em relação à gestão adequada dos resíduos sólidos. Trata-se de um estudo de caso, para saber a qualidade e quantidade dos resíduos sólidos gerados no parque foi preciso fazer uma caracterização dos resíduos, de acordo com sua natureza (pet, papel, latinha, matéria orgânica vidro e outros). A caracterização e pesagem dos resíduos sólidos foram realizadas diariamente, sempre no final da noite, no pátio do parque durante uma semana dos meses de setembro, outubro e novembro do ano de 2016. O estudo possibilitou revelar que a gestão de resíduos sólidos no parque não tem a preocupação de utilizar processos eficazes como a separação dos resíduos e a valorização dos resíduos sólidos que poderia evitar a má disposição dos resíduos e causar menos impactos no meio ambiente. Conclui-se que, para que haja melhorias na qualidade da gestão dos resíduos é necessária a conscientização das pessoas envolvidas e a prática da coleta seletiva no parque. Identificou-se também a necessidade de implantação de tecnologia para triagem dos materiais por meio de equipamentos com custo acessíveis.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Resíduos Sólidos, Caracterização Física, Parque Tia Nair,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/xveneeamb-166

Referências bibliográficas
  • [1] LIMA, Luiz Mário Queiroz. Lixo: tratamento e biorremediação. 3. ed..São Paulo: Hemus, 1995.
  • [2] MONTEIRO, José H. P. ET al. Manual Integrado de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Rio de Janeiro. IBAM, 2001.
  • [3] ZANTA, V. M; MARINHO, M. J. M. do R.: LANGE, L. C. PESSIN, N. Resíduos Sólidos, Saúde e Meio Ambiente: Impactos Associados aos lixiviados de aterros sanitários. In: CASTILHOS JUNIOR, Armando B. (Coord.) Gerenciamento de resíduos sólidos urbanos com ênfase na proteção de corpos d’água: prevenção, geração e tratamento de lixiviados de aterros sanitários. Rio de Janeiro: ABES; 2016. 6 p.
Como citar:

Almeida, Sulamita Miranda De; Oliveira, Eder Santana De; Souza, Marcelo Dias De; "CARACTERIZAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DE UM PARQUE MUNICIPAL EM CUIABÁ - MT", p. 1656-1665 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/xveneeamb-166

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações