Artigo - Open Access.

Idioma principal

CARACTERIZAÇÃO DO MATERIAL PRECURSOR DE PLACAS DE BATERIAS CHUMBO ÁCIDO COM ADITIVO DE CARBONO EM FORMA DE GRAFITE

CHARACTERIZATION OF THE PRECURSOR MATERIAL OF THE LEAD ACID BATTERIES PLATES WITH CARBON ADDITIVE IN GRAPHITE FORM

CARVALHO, CYNTHIA MAYARA DE ; BRITO, GILBERTO AUGUSTO DE OLIVEIRA ; LUCAS BONELLA MARINATO, LUIZ FELIPE NEIVA DA SILVA ; , ;

Artigo:

A bateria chumbo-ácido é um dos acumuladores de energia mais comumente utilizados, principalmente no ramo automobilístico. Com isso, a implementação de melhorias nas tecnologias desses acumuladores vem ocorrendo nas últimas décadas, dentro das quais se encontra a implementação de aditivos para melhor performance nessas baterias. No presente trabalho, objetivou-se entender como as diferentes concentrações de aditivos de carbono na forma de grafite nas placas de baterias chumbo-ácido influenciam sua estrutura morfológica e cristalina. Para isso, miniplacas, sem e com aditivo, foram confeccionadas e analisadas pelas técnicas de Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) e Difração de Raios-X (DRX). Conclui-se que a morfologia muda drasticamente nas concentrações de 1 e 2% de aditivo em relação à morfologia do material sem aditivo, o que não foi observado para as concentrações de 0,5 e 0,75%. Não foram encontradas diferenças nas fases cristalinas entre uma amostra e outra.

Artigo:

Palavras-chave: BATERIAS CHUMBO-áCIDO; CARACTERIZAçãO; MATERIAL NEGATIVO,

Palavras-chave: LEAD-ACID BATTERIES; CHARACTERIZATION; NEGATIVE MATERIAL,

DOI: 10.5151/cobecic2019-EMN65

Referências bibliográficas
Como citar:

CARVALHO, CYNTHIA MAYARA DE; BRITO, GILBERTO AUGUSTO DE OLIVEIRA; LUCAS BONELLA MARINATO, LUIZ FELIPE NEIVA DA SILVA; , ; "CARACTERIZAÇÃO DO MATERIAL PRECURSOR DE PLACAS DE BATERIAS CHUMBO ÁCIDO COM ADITIVO DE CARBONO EM FORMA DE GRAFITE", p. 1169-1175 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-EMN65

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações