Julho 2025 vol. 11 num. 1 - XV Encontro Científico de Física Aplicada

Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Caracterização de espaços não formais para práticas científicas: uma abordagem centrada em acervos capixabas

Characterization of Informal Spaces for Scientific Practices: An Approach Centered on Collections from Espírito Santo

Carneiro, João Vitor G. Nogueira e ; Barreto, Eduarda Pereira ; Kach, Hossne Barros ; Reboredo, Guilherme Carneiro ;

Artigo:

Analisamos três espaços não formais de educação científica no Espírito Santo (Planetário de Vitória, Praça da Ciência e Museu de Ciências da Vida), buscando caracterizá-los como ambientes propícios à operacionalização das práticas científicas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na educação básica. Adotamos metodologia qualitativa exploratória com coleta de dados por observação direta, registros fotográficos e mapeamento sistemático do acervo disponível nas mediações. No planetário, identificamos que maquetes celestes e sessões imersivas materializam habilidades de astronomia (EF09CI14) e escalas cósmicas (EM13CNT303). Na Praça da Ciência, equipamentos como Gerador Manual e Espelhos Curvos convertem princípios de física mecânica (EF09CI03) e ondulatória (EF09CI04) em investigações empíricas. No museu, peças plastinadas, fósseis hominídeos e painéis matemáticos integram anatomia humana (EF08CI09), evolução biológica (EF09CI14) e padrões matemáticos (EF08MA18). Concluímos que estes espaços formam um ecossistema interdisciplinar único onde esta sinergia entre os espaços, supera lacunas do ensino formal e valida o papel estratégico desses ambientes na promoção de alfabetização científica crítica e democrática, alinhada às demandas socioeducativas contemporâneas.

Artigo:

We analyzed three non-formal science education spaces in Espírito Santo (Planetário de Vitória, Praça da Ciência and Museu de Ciências da Vida) to characterize them as conducive environments for implementing scientific practices of Brazil's National Common Curricular Base (BNCC) in basic education. Using an exploratory qualitative methodology, we collected data through direct observation, photographic documentation, and systematic mapping of collections during guided activities. At the planetarium, celestial models and immersive sessions materialized astronomy skills (EF09CI14) and cosmic scales (EM13CNT303). At the Praça da Ciência, equipment like the Manual Generator and Curved Mirrors transformed principles of mechanical physics (EF09CI03) and wave phenomena (EF09CI04) into empirical investigations. At the museum, plastinated specimens, hominid fossils, and mathematical panels integrated human anatomy (EF08CI09), biological evolution (EF09CI14), and mathematical patterns (EF08MA18). We conclude that these spaces form a unique interdisciplinary ecosystem where their synergy addresses gaps in formal education and validates their strategic role in promoting critical, democratic scientific literacy aligned with contemporary socio-educational demands.

Palavras-chave: Espaços não formais, Acervos capixabas, Práticas científicas,

Palavras-chave: Non-formal learning environments, Capixaba’s Scientific collections, Scientific practices,

DOI: 10.5151/xvecfa-2025020

Referências bibliográficas
  • [1] NATIONAL RESEARCH COUNCIL. *Surrounded by Science: Learning Science in Informal Environments*. Washington, DC: The National Academies Press, 2010.
  • [2] FALK, J. H. *The value of museums: Enhancing societal well-being*. Rowman & Littlefield, 2021.
  • [3] BRASIL. *Base Nacional Comum Curricular*. Ministério da Educação, 2018.
  • [4] MARANDINO, M. et al. Educação não formal e divulgação científica: o papel dos museus de ciências. *Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciência*, v.21, 2021.
  • [5] BUENO, C. A divulgação científica da astronomia no Brasil. *Ciência e Cultura*, v. 71, n. 3, p. 63-65, 2019.
  • [6] SILVA, I. B.; TAVARES, O. A. O. Uma pedagogia multidisciplinar, interdisciplinar ou transdisciplinar para o ensino/aprendizagem da física. *Holos*, v. 1, p. 4-12, 2007.
  • [7] BISCH, S. M. *Introdução à astronomia*. Vitória: UFES, Núcleo de Educação Aberta e a Distância, 2012.
  • [8] LANGHI, R.; NARDI, R. Formação de professores e seus saberes disciplinares em astronomia essencial nos anos iniciais do ensino fundamental. *Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte)*, v. 12, n. 2, p. 205-224, 2010.
  • [9] LEITE, C; HOSOUME, Y. Os professores de ciências e suas formas de pensar a astronomia. *Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia*, n. 4, p. 47-60, 2007.
  • [10] BISCH, S. M. *Astronomia no ensino fundamental: natureza e conteúdo do conhecimento de estudantes e professores*. São Paulo: FEUSP (Tese de doutoramento), 1998.
  • [11] RIBEIRO, J. S. *Collection of Praça da Ciência*, in Vitória/ES: Interconnection of Research from Kolkata, Rio de Janeiro, and Vitória. 2024.
  • [12] DA PENHA, M. C. et al. Museu de ciências da vida e das vidas: trajetória no âmbito da inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência. *Revista CPC*, v. 17, n. 34, p. 110-132, 2022.
  • [13] GÉRA, A. S.; AMADO, M. V.; BITTENCOURT, A. S. O papel dos mediadores em exposições: percepções dos visitantes na exposição "O admirável corpo humano". *Brazilian Journal of Development*, v. 6, n. 9, p. 69323-69332, 2020.
  • [14] MONTERO, Y. F. et al. First Sectioned and Plastinated Human Body in Latin America and its Applications: a Pioneering Effort of the Life Sciences Teaching. *Journal of Morphological Sciences*, v. 40, 2023.
  • [15] VON HAGENS, G.; TIEDEMANN, K.; KRIZ, W. The current potential of plastination. *Anatomy and Embryology*, 175: 411-421, 1987.
  • [16] BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. *Pesquisa qualitativa para educação: uma introdução à teoria e aos métodos*. Traduzido: Maria João Alvarez et al. Porto: Porto Editora, 1994.
Como citar:

Carneiro, João Vitor G. Nogueira e; Barreto, Eduarda Pereira; Kach, Hossne Barros; Reboredo, Guilherme Carneiro; "Caracterização de espaços não formais para práticas científicas: uma abordagem centrada em acervos capixabas", p. 108-115 . In: Anais do XV Encontro Científico de Física Aplicada. São Paulo: Blucher, 2025.
ISSN 2358-2359, DOI 10.5151/xvecfa-2025020

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações