Pôster - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

CARACTERIZAÇÃO DE CONDIÇÕES SENSÍVEIS E NÃO SENSÍVEIS À ATENÇÃO PRIMÁRIA EM INTERNAÇÕES HOSPITALARES PEDIÁTRICAS NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

CARACTERIZAÇÃO DE CONDIÇÕES SENSÍVEIS E NÃO SENSÍVEIS À ATENÇÃO PRIMÁRIA EM INTERNAÇÕES HOSPITALARES PEDIÁTRICAS NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

Alves, Aline Martins ; Pinto, Danielma Lucy Santos ; Júnior, Aires Garcia dos Santos ; Aratani, Nathan ; Soto, Maria das Graças Rojas ;

Pôster:

Justificativa

As Condições Sensíveis à Atenção Primária (CSAP) funcionam como indicador que revela a efetividade da Atenção Primária à Saúde (APS), sendo importante para identificar lacunas no acesso, na qualidade, na continuidade da atenção e resolutividade dos serviços.

 

Objetivo(s)

Caracterizar as internações hospitalares de crianças e adolescentes por condições sensíveis e não sensíveis à APS em hospitais do estado de Mato Grosso do Sul.


Método(s)

Trata-se de um estudo transversal e quantitativo, realizado em 2021/2022, com 73 crianças e adolescentes (de zero a 18 anos) internados em hospitais de três municípios de Mato Grosso do Sul. Foram respondidas as fichas de cadastro individual e domiciliar da atenção básica para obtenção dos dados. Utilizou-se o teste qui-quadrado para avaliar a relação entre as variáveis.

 

Resultado(s)

A média de idade foi de 4,99±4,66 anos. Dentre os pacientes internados, 50,7% eram do sexo feminino, 47,9% eram pardos e 57,5% apresentavam CSAP. Houve relação significativa (p=0,005) entre a idade e CSAP, sendo que pacientes menores de quatro anos apresentaram maior prevalência de CSAP como sífilis congênita, pneumonias e infecção do trato urinário.

 

Conclusão(ões)

Os resultados podem suscitar a atenção dos gestores públicos para a importância da estratificação de riscos na APS, de modo a qualificar a prática profissional das equipes e diminuir gastos em agravos de saúde pública, redirecionando esforços e recursos humanos para desafogar a rede hospitalar, beneficiando os usuários do Sistema Único de Saúde com mais organização e efetividade no atendimento de suas necessidades.

Pôster:

Justificativa

As Condições Sensíveis à Atenção Primária (CSAP) funcionam como indicador que revela a efetividade da Atenção Primária à Saúde (APS), sendo importante para identificar lacunas no acesso, na qualidade, na continuidade da atenção e resolutividade dos serviços.

 

Objetivo(s)

Caracterizar as internações hospitalares de crianças e adolescentes por condições sensíveis e não sensíveis à APS em hospitais do estado de Mato Grosso do Sul.


Método(s)

Trata-se de um estudo transversal e quantitativo, realizado em 2021/2022, com 73 crianças e adolescentes (de zero a 18 anos) internados em hospitais de três municípios de Mato Grosso do Sul. Foram respondidas as fichas de cadastro individual e domiciliar da atenção básica para obtenção dos dados. Utilizou-se o teste qui-quadrado para avaliar a relação entre as variáveis.

 

Resultado(s)

A média de idade foi de 4,99±4,66 anos. Dentre os pacientes internados, 50,7% eram do sexo feminino, 47,9% eram pardos e 57,5% apresentavam CSAP. Houve relação significativa (p=0,005) entre a idade e CSAP, sendo que pacientes menores de quatro anos apresentaram maior prevalência de CSAP como sífilis congênita, pneumonias e infecção do trato urinário.

 

Conclusão(ões)

Os resultados podem suscitar a atenção dos gestores públicos para a importância da estratificação de riscos na APS, de modo a qualificar a prática profissional das equipes e diminuir gastos em agravos de saúde pública, redirecionando esforços e recursos humanos para desafogar a rede hospitalar, beneficiando os usuários do Sistema Único de Saúde com mais organização e efetividade no atendimento de suas necessidades.

Palavras-chave: -,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/sabara2022-1297

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Alves, Aline Martins ; Pinto, Danielma Lucy Santos ; Júnior, Aires Garcia dos Santos ; Aratani, Nathan; Soto, Maria das Graças Rojas ; "CARACTERIZAÇÃO DE CONDIÇÕES SENSÍVEIS E NÃO SENSÍVEIS À ATENÇÃO PRIMÁRIA EM INTERNAÇÕES HOSPITALARES PEDIÁTRICAS NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL", p. 23-24 . In: Anais do 6º Congresso Internacional Sabará-PENSI de Saúde Infantil. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/sabara2022-1297

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações