Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

CARACTERIZAÇÃO DE BIOMASSAS DE UVA-DO-JAPÃO E BAGAÇO DE MALTE COMO ADSORVENTES ATRAVÉS DA ANÁLISE DO PONTO DE CARGA ZERO

PARLADORE, D. F. S. ; ZAPELÃO, K. ; LIMA, R. C. A. ; ANSCHAU, A. ; MAZETTO, I. A. ;

Artigo Completo:

O efeito do pH é um fator de grande importância nos processos de adsorção, e a caracterização dos materiais utilizados nesses processos é de extrema importância para se entender e buscar uma melhor eficiência. Por isso, o presente estudo teve como objetivo comparar a biomassa in natura de uva-do-Japão (Hovenia dulcis Thunberg) e o bagaço de malte através do ponto de carga zero (pHPCZ). A uva-do-Japão foi colhida na fazenda experimental da UTFPR, câmpus Dois Vizinhos, e o bagaço de malte é proveniente da micro cervejaria Schaff Bier, localizada em Francisco Beltrão. Ambas as biomassas foram secas em estufa, moídas em moinho de facas e separadas por granulometria. Em seguida foram colocadas em Erlenmeyers com solução de NaCl 0,1 mol.L-1, em pHs ajustados de 1 a 11, e mantidas em Shaker com agitação de 100 rpm, por tempo pré-determinado. O resultado foi calculado a partir da diferença das médias aritméticas dos pontos finais e iniciais. O pHPCZ encontrado para o bagaço de malte foi de 6,65 e para a biomassa de uva-do-Japão, de 6,00, ambos em torno da neutralidade, o que os torna úteis em processos tanto para corantes aniônicos, como para corantes catiônicos. Este fato também é vantajoso, tendo em vista que requer pouco ou nenhum ajuste de pH, o que pode encarecer e atrasar o processo.

Artigo Completo:

Palavras-chave: biomassa,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/chemeng-cobeqic2017-293

Referências bibliográficas
  • [1] DEOLIN, M. H. da S.; FAGNANI, H. M. C.; ARROYO, P. A.; BARROS, M. A. S. D. Obtenção do ponto de carga zero de materiais adsorventes. VIII EPCC, Maringá, 2013.
  • [2] ELLIOTT, H. A.; HUANG, C. P. Adsorpion characteristics of some Cu(II) complexes on aluminosilicates. Water Reasearch, v. 15, 849 – 955, 1981.
  • [3] FREITAS, F. B. A. de; C MARA, M. Y. de F.; MARTINS, D. F. F. Determinação do PCZ de adsorventes naturais utilizados na remoção de contaminantes em soluções aquosas. Blucher Chemistry Proceedings, v. 3, n. 1, nov. 2015.
  • [4] MARÍN, S. L. A. Remoção dos corantes têxteis C.I. Reactive Blue 203 e Reactive Red 195 mediante o uso de bagaço de maçã como adsorvente. Dissertação de Mestrado. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Pato Branco, 2015.
  • [5] ROCHA, O. R. S. da; NASCIMENTO, G. E. do; CAMPOS, N. F.; SILVA, V. L. da; DUARTE, M. M. M. B. Avaliação do processo adsortivo utilizando mesocarpo de coco verde para remoção do corante Cinza Reativo BF-2R. Quím. Nova, v. 35, n. 7, 1369- 1374, 2012.
  • [6] SILVA, F. M. da; SANTANA, S. A. A.; BEZERRA, C. W. B; SILVA, H. A. dos S. Adsorção do corante têxtil Azul de Remazol R por pseudocaule da bananeira (Musa sp). Cad. Pesq., São Luís, v. 17, n. 3, set/dez. 2010.
Como citar:

PARLADORE, D. F. S.; ZAPELÃO, K.; LIMA, R. C. A.; ANSCHAU, A.; MAZETTO, I. A.; "CARACTERIZAÇÃO DE BIOMASSAS DE UVA-DO-JAPÃO E BAGAÇO DE MALTE COMO ADSORVENTES ATRAVÉS DA ANÁLISE DO PONTO DE CARGA ZERO", p. 1652-1656 . In: Anais do XII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica [=Blucher Chemical Engineering Proceedings, v. 1, n.4]. ISSN Impresso: 2446-8711. São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobeqic2017-293

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações