Artigo - Open Access.

Idioma principal

CARACTERIZAÇÃO DA ÁGUA DE LAVAGEM E DO LODO DO DECANTADOR DE UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA

CHARACTERIZATION OF WASHING WATER AND SLUDGE OF THE DECANTER OF A WATER TREATMENT STATION

MELGAR, LISBETH ZELAYARAN ; SANTOS, ELIANE PRADO CUNHA COSTA DOS ; SERAFIM, ELIZA ZULMIRA COELHO ; DAMASCENO, BRUNA MALTA ; BELLIDO, JORGE DAVID ALGUIAR ; , ;

Artigo:

No presente trabalho foi realizado um estudo em uma estação de tratamento de água na região do Campus Alto Paraopeba/Minas Gerais, visando caracterizar, por meio dos parâmetros Demanda Química de Oxigênio (DQO), Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) e sólidos, o lodo gerado tanto no decantador, quanto na água de lavagem. Para caracterizar os resíduos gerados foram coletadas quatorze amostras da água lavagem dos filtros e do lodo do decantador ao longo dos meses de março a novembro de 2018. Pôde-se verificar durante o estudo que os valores de DBO do lodo do decantador variaram de 8,58 a 65,38 mg.L-1 e os resultados de DBO obtidos da água de lavagem do filtro variaram 0,50 a 2,13 mg.L-1 . De acordo com a Deliberação Normativa COPAM/CERH-MG/2008 MG Nº 1/2008, a água de lavagem poderia ser lançada sem tratamento, pois o limite máximo para lançamento é de 60 mg . L-1 e os valores encontrados foram inferiores. Já os valores de DQO do lodo do decantador variaram aproximadamente de 50 a 1500 mg·L-1 e os valores de DQO obtidos da água de lavagem do filtro variaram aproximadamente 6,0 a 350 mg·L-1 . De acordo com a Deliberação Normativa COPAM/CERH-MG/2008 o valor máximo permitido para lançamento é de 180 mg·L-1 . Diante dos resultados obtidos dos parâmetros analisados percebe-se claramente a necessidade de se fazer algum tipo de tratamento no efluente gerado durante o tratamento de água antes lança-lo corpo d?água, a fim de proteger o meio ambiente.

Artigo:

Palavras-chave: DECANTADOR, ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA,

Palavras-chave: DECANTER, WATER TREATMENT STATION,

DOI: 10.5151/cobecic2019-EAT132

Referências bibliográficas
Como citar:

MELGAR, LISBETH ZELAYARAN; SANTOS, ELIANE PRADO CUNHA COSTA DOS; SERAFIM, ELIZA ZULMIRA COELHO; DAMASCENO, BRUNA MALTA; BELLIDO, JORGE DAVID ALGUIAR; , ; "CARACTERIZAÇÃO DA ÁGUA DE LAVAGEM E DO LODO DO DECANTADOR DE UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA", p. 203-209 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-EAT132

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações