Artigo - Open Access.

Idioma principal

CARACTERIZAÇÃO DA FIBRA DE CALOTROPIS PROCERA PARA A AVALIAÇÃO DO SEU POTENCIAL ADSORTIVO

CHARACTERIZATION OF THE FIBER OF CALOTROPIS PROCER FOR THE EVALUATION OF ITS ADSORPTIVE POTENTIAL

BROMBINI, BARBARA BARBOSA ; SILVEIRA, JOãO VINíCIOS WIRBITZKI DA ; XAVIER, ANA KAROLINA SILVA ; FERREIRA, GIOVANA RIBEIRO ; , ;

Artigo:

A Calotropis procera, planta considerada invasora pela sua facilidade de dispersão, possui em seu interior sementes que são envoltas por uma fibra que possuem aspectos hidrofóbicos, cuja o seu potencial foi observado pelos autores deste trabalho. A C. procera tem grande relevância uma vez que é produzida por uma planta de baixa demanda hídrica e em região pouco desenvolvida. Desta forma a fibra foi caracterizada com o intuito de ser utilizada como adsorvente. Para a caracterização da fibra foi utilizada a fibra na sua forma bruta e tratada, onde a fibra foi imersa em clorofórmio durante três dias. Após a preparação das amostras, as fibras foram caracterizadas por meio de microscopia eletrônica de varredura (MEV) e espectroscopia de absorção no infravermelho (FTIR). No MEV a fibra tratada e bruta apresenta a sua estrutura interna oca e a sua superfície lisa e no FTIR a fibra é observado a presença de hidroxilas, carbonilas alqueno aromático, entre outros, a diferença entre a fibra tratada e a bruta se dá pela presença de alcinos e alcenos que não foram encontrados na fibra bruta. Estudos posteriores serão realizados para a comprovação do potencial da C. procera como meio adsorvente para remoção de compostos lipofílicos, como o óleo de cozinha.

Artigo:

Palavras-chave: FIBRA, ÓLEO DE COZINHA, ADSORVENTE.,

Palavras-chave: FIBER, KITCHEN OIL, ADSORVENT.,

DOI: 10.5151/cobecic2019-EMN49

Referências bibliográficas
Como citar:

BROMBINI, BARBARA BARBOSA; SILVEIRA, JOãO VINíCIOS WIRBITZKI DA; XAVIER, ANA KAROLINA SILVA; FERREIRA, GIOVANA RIBEIRO; , ; "CARACTERIZAÇÃO DA FIBRA DE CALOTROPIS PROCERA PARA A AVALIAÇÃO DO SEU POTENCIAL ADSORTIVO", p. 1043-1049 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-EMN49

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações