Artigo - Open Access.

Idioma principal

CARACTERIZAÇÃO DA CINZA DE SERRAGEM DE MADEIRA POR FLUORESCÊNCIA DE RAIOS-X E ESPECTROSCOPIA RAMAN

CHARACTERIZATION OF WOOD SAWDUST ASH BY X-RAY FLUORESCENCE AND RAMAN SPECTROSCOPY

SEVERO, LISIANE DA SILVA ; ARMAS, LUIS ENRIQUE GOMEZ ; PEREZ, DIEGO MARISCO ; RODRIGUES, JULIANA BAHU ; CAMPANELLI, DIONATHAN ALVES ;

Artigo:

O objetivo desse trabalho é sintetizar e caracterizar a cinza de serragem de madeira (CSM, resíduos provenientes de madeireiras), por espectroscopia de Fluorescência de raios X (FRX) e Raman confocal, com a finalidade de obter informações da qualidade e quantidade do carbono presente nas diferentes amostras, as quais posteriormente serão usadas para produzir grafeno. Para cumprir com este objetivo a serragem de madeira foi queimada em um forno mufla (FM), em diferentes temperaturas (300ºC, 400ºC e 500ºC) e tempo controlado (40, 60, 120 minutos). Medidas de FRX permitiram verificar a composição química do material, a qual varia de acordo com a temperatura e tempo de carbonização. Os resultados de espectroscopia Raman mostram a presença das bandas D (~ 1350 cm-1) e G (~1580 cm-1), as quais são características de materiais carbonosos. Portanto, de acordo com esses resultados, concluímos que o material é adequado para a produção de grafeno. Contribuindo, dessa maneira com a redução do descarte inadequado, que podem ocasionar impactos ambientais, como a poluição de afluentes, solos, etc., visto que, apesar do material ser biodegradável sua decomposição completa leva um tempo.

Artigo:

Palavras-chave: ESPECTROSCOPIA RAMAN, FLUORESCêNCIA DE RAIOS-X, SERRAGEM DE MADEIRA,

Palavras-chave: RAMAN SPECTROSCOPY, X-RAY FLUORESCENCE, WOOD SAWDUST,

DOI: 10.5151/cobecic2019-EMN21

Referências bibliográficas
Como citar:

SEVERO, LISIANE DA SILVA; ARMAS, LUIS ENRIQUE GOMEZ; PEREZ, DIEGO MARISCO; RODRIGUES, JULIANA BAHU; CAMPANELLI, DIONATHAN ALVES; "CARACTERIZAÇÃO DA CINZA DE SERRAGEM DE MADEIRA POR FLUORESCÊNCIA DE RAIOS-X E ESPECTROSCOPIA RAMAN", p. 875-881 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-EMN21

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações