Julho 2017 vol. 4 num. 2 - IX SBEA + XV ENEEAmb + III FLES

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

CARACTERIZAÇÃO AMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO MUNIN

Costa, Joyce Maria Silva ; Dutra, Mikaelle Luzia Silva ; Buna, Arisson Tyson Machado ; Almeida, Juliana Lopes ; Santos, Juliana Martins dos ; Gomes, Eliane do Santos ; Silva, Prof. Dr. Fabrício Brito ;

Artigo Completo:

A Bacia Hidrográfica do Rio Munin possui uma área de 15.817,4 km², localiza-se no nordeste do estado do Maranhão, tendo sua nascente no município de Aldeias Altas e sua foz na baía de São José entre os municípios de Axixá e Icatú. Este trabalho teve como objetivo a caracterização ambiental da bacia hidrográfica do Rio Munin. Inicialmente, a bacia foi delimitada utilizando dados do sensor SRTM (Shuttle Radar Topography Mission) e técnicas de geoprocessamento. Após a delimitação da bacia, foram extraídos os seguintes aspectos: geologia, geomorfologia, os solos e vegetação. Para a caracterização dos dados, primeiramente, foram utilizadas imagens SRTM no formato geotiff, oriundos da base de dados USGS. Os dados referentes as características ambientais que abrangem a área da Bacia Hidrográfica foram obtidas através do IBGE e CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais). Os resultados mostraram que a geomorfologia do local apresenta uma diversidade de formas separadas em sete unidades, com a predominância do Panamá do Rio Itapecuru e Tabuleiros Costeiros. O solo apresentou uma variedade de sete tipos de solos, com predominância do Plintossolo Pétrico e Concrecionário Distrófico. A vegetação na região apresentou um total de onze tipos, com predominância da Savana/ Floresta Estacional, Vegetação Secundária e Atividades Agrárias. A geologia apresentou uma diversidade que totalizou onze unidades, com a predominância de Itapecuru. Os aspectos estudados possibilitaram uma caracterização ambiental geral da Bacia Hidrográfica do Rio Munin, gerando dados que possam ser utilizados posteriormente para futuros estudos desta área.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Descrição ambiental, Bacia hidrográfica, Geoprocessamento,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/xveneeamb-183

Referências bibliográficas
  • [1] GARCEZ, Lucas Nogueira; ALVAREZ, Guillermo Acosta. Hidrologia. 2. ed. São Paulo: Edgard Blucher, 1988.
  • [2] FLORENZANO, Teresa Gallotti. Iniciação em Sensoriamento Remoto. 3.ed. São Paulo: Oficina de texto, 2011.
  • [3] MORAES, Evlyn M.L. Sensoriamento Remoto: Princípios e Aplicações. 4.ed. São Paulo: Edgard Blucher, 2010.
  • [4] Situação Ambiental na Região do Baixo Munim/ Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos – São Luís: IMESC, 2012
  • [5] ALAGOAS. (2008)Secretaria de meio ambiente e recursos hídricos/superintendência de infraestrutura hídrica. Plano estadual: programa água doce. Jan/2009 a Dez/2010 p.73-74.
  • [6] REYMÃO, A. E. e SABER, B. A (2009). Acesso a água tratada e a insuficiência de renda: duas dimensões do problema da pobreza no nordeste brasileiro sob a óptica dos objetivos de desenvolvimento do milênio. Revista Iberoamericana de Economia Ecológica. v. 12: p. 1-15.
  • [7] AQUAFLUXUS. A Geomorfologia Fluvial e Sua Importância no Estudo dos Cursos D’água. Postado por Ana Caroline Pitzer Jacob. Disponível em: http://www.aquafluxus.com.br/a-geomorfologia-fluvial-e-sua-importancia-no-estudodos-cursos-dagua/. Acesso em: 19 de maio de 201
  • [8] AGEITEC. Solos Tropicais: Plintossolo Pétrico. Disponível em: http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/solos_tropicais/arvore/CONT000gn362ja202wx5ok0liq1mqrdmmd4k.html. Acesso em: 20 de maio de 2017.
  • [9] ANTONELI, V; Thomaz, E. L. Caracterização do meio físico da bacia do Arroio Boa Vista, Guamiranga-PR. Revista Caminhos da Geografia, v.8, p.46-58, 2007.
  • [10] SANTOS, E. H. M.; GRIEBELER, N. P.; OLIVEIRA, L. F. C. Relação entre uso do solo e comportamento hidrológico na Bacia Hidrográfica do Ribeirão João Leite. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v.14, p.826-834, 20
  • [11] BRASIL. Lei n. 9.433, de 8 de janeiro de 1997. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2013.
Como citar:

Costa, Joyce Maria Silva; Dutra, Mikaelle Luzia Silva; Buna, Arisson Tyson Machado; Almeida, Juliana Lopes; Santos, Juliana Martins dos; Gomes, Eliane do Santos; Silva, Prof. Dr. Fabrício Brito; "CARACTERIZAÇÃO AMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO MUNIN", p. 1826-1832 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/xveneeamb-183

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações