Full Paper - Open Access.

Idioma principal

Capas de discos de rock brasileiro dos anos 1980: proposta de modelo de análise visual de conjuntos de artefatos gráficos

Moretto, Paulo Eduardo ; Farias, Priscila Lena ;

Full Paper:

"Este artigo propõe a sistematização de um modelo de análise visual para conjuntos de peças gráficas,buscando uma compreensão mais aprofundada desses artefatos, seus conteúdos, e suas técnicas,incluindo a relação entre a linguagem visual que os articula e a cultura visual do período no qual foramproduzidos. O referido modelo foi elaborado tendo por base o processo de análise visual de um conjuntode capas de discos de rock brasileiro dos anos 1980. Análises parciais realizadas anteriormente pelosautores são levadas em consideração na discussão e interpretação dos resultados obtidos."

Full Paper:

"This article proposes the systematization of a visual analysis model for sets of graphic pieces, seeking adeeper understanding of these artifacts, their contents, and their techniques, including the relationshipbetween the visual language that articulates them and the visual culture of the period in which they wereproduced. This model was elaborated based on the process of visual analysis of a set of Brazilian rockalbum covers from the 1980s. Partial analyzes carried out previously by the authors are taken intoconsideration in the discussion and interpretation of the results obtained."

Palavras-chave: modelo de análise visual, linguagem visual, memória gráfica, cultura material, capas de disco,

Palavras-chave: visual analysis model, visual language, graphic memory, material culture, album covers,

DOI: 10.5151/cidicongic2021-114-355723-CIDI-Teoria.pdf

Referências bibliográficas
  • [1] "Aragão, Isabella. (2011). “O plural e o singular nas composições visuais dos rótulos de bebida”.
  • [2] In: Campello, Silvio & Aragão, Isabella (eds.). Imagens comerciais de Pernambuco: ensaios
  • [3] sobre os efêmeros da Guaianases, pp. 93-11
  • [4] Farias, Priscila L. (2016). Semiótica e tipografia: apontamentos para um modelo de análise.
  • [5] Cadernos de Estudos Avançados em Design: Design e Semiótica: 45-56. Barbacena:
  • [6] EdUEMG.
  • [7] Goldsmith, Evelyn. (1980). Comprehensibility of illustration – an analytical model. Information
  • [8] Design Journal, vol. 1, pp. 204–213.
  • [9] Lupton, E.; Phillips, J. C. (2008). Novos fundamentos do design. São Paulo: Cosac Naify.
  • [10] Migliari, M. M. (2010). Tipografia pós-moderna nas Bienais da Associação dos Designers
  • [11] Gráficos: 1992-2009 [Postmodern typography at the Biennials of the Graphic Designers
  • [12] Association: 1992-2009]. PhD dissertation, Puc-Rio.
  • [13] Moretto, P. & Farias, P. L. (2020). 1980's Brazilian Rock Album Covers: A Visual Analysis. In: F.
  • [14] Vukic & I. Kostešić, eds. Lessons to Learn? Past Design Experiences and Contemporary
  • [15] Design Practices. Proceedings of the 12th ICDHS.
  • [16] Moretto, P. & Farias, P. L. (2021). ""Pesquisando capas de disco do rock brasileiro dos anos
  • [17] 1980: estratégias metodológicas para a coleta e a análise de dados"". In: Anais do 4o
  • [18] Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design da FAUUSP. São
  • [19] Paulo: Blucher [no prelo].
  • [20] Twyman, Michael. (1986). ""Articulating graphic language: a historical perspective"". In: Wrolstad,
  • [21] Merald E.; Fischer, Dennis F. (orgs.). Toward a new understanding of literacy. Nova Iorque:
  • [22] Praeger, p. 188-251."
Como citar:

Moretto, Paulo Eduardo ; Farias, Priscila Lena ; "Capas de discos de rock brasileiro dos anos 1980: proposta de modelo de análise visual de conjuntos de artefatos gráficos", p. 1516-1527 . In: Anais do 10º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2021 e do 10º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidicongic2021-114-355723-CIDI-Teoria.pdf

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações