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"Capas de disco do rock brasileiro dos anos 1980: um estudo sobre os elementos esquemáticos"

Brazilian rock album covers from the 1980s: a study on the schematic elements

MORETTO, Paulo Eduardo ; FARIAS, Priscila Lena ;

Artigo:

O objetivo dessa pesquisa de doutorado é identificar aspectos gráficos característicos de capas de disco de vinil do rock brasileiro dos anos 1980 (principalmente de bandas de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília), estudando-os em termos históricos, culturais e estéticos, incluindo a relação entre a linguagem visual desses artefatos gráficos e a cultura visual do período. Para isso, as capas foram examinadas segundo as três dimensões da semiótica. Primeiramente, foram observados os elementos pictóricos, os verbais e os esquemáticos (TWYMAN, 1986). Em seguida, examinou-se a composição visual formada por esses elementos. E, finalmente, as capas foram analisadas enquanto partes de um conjunto, buscando-se identificar elementos visuais e aspectos plurais (ARAGÃO, 2011) no corpus que possam caracterizar a linguagem visual desses artefatos gráficos e contextualizá-los no momento histórico-cultural em que foram produzidos (MORETTO & FARIAS, 2021). O estudo aqui apresentado foi embasado em A schema for the study of graphic language (TWYMAN, 1979), no qual o autor detalha as principais configurações da linguagem visual e apresenta, entre outros, os elementos esquemáticos, entendidos, sobretudo, enquanto articuladores visuais no contexto de diagramas, gráficos, partituras musicais, mapas e afins. No contexto desta pesquisa, os elementos esquemáticos são entendidos como os elementos que, de alguma forma, ajudam a estruturar a composição visual das capas de disco analisadas, tais como tarjas, fios, molduras e selos. Esses elementos estão normalmente inseridos junto aos demais elementos nas composições visuais dos artefatos gráficos; muitos desses acabam por passar despercebidos e são, então, confundidos como partes dos elementos pictóricos, como molduras e fios, ou, até mesmo, simples suportes dos elementos verbais, como tarjas e quadros (ver exemplos na Figura 1).

Artigo:

This doctoral research intends to identify characteristic graphic aspects of vinyl record covers of 1980s Brazilian rock (mainly from bands from São Paulo, Rio de Janeiro and Brasília), studying them in historical, cultural and aesthetic terms, including the relationship between the visual language of these graphic artifacts and the visual culture of the period. For this, the covers were examined according to the three dimensions of semiotics. First, the pictorial, verbal and schematic elements were observed (TWYMAN, 1986). Then, the visual composition formed by these elements was examined. Finally, the covers were analyzed as parts of a set, seeking to identify plural visual elements and aspects (ARAGÃO, 2011) in the corpus that can characterize the visual language of these graphic artifacts and contextualize them in the historical-cultural moment in which they were produced (MORETTO & FARIAS, 2021). The study presented here was based on A schema for the study of graphic language (TWYMAN, 1979), in which the author details the main configurations of visual language and presents, among others, the schematic elements, understood, above all, as visual articulators in the context of diagrams, charts, musical scores, maps and the like. In the context of this research, the schematic elements are understood as the elements that, in some way, help to structure the visual composition of the record covers, such as stripes, threads, frames and stamps. These elements are normally inserted together with other elements in the visual compositions of the graphic artifacts; many of these end up going unnoticed and are then mixed up with pictorial elements, such as frames and threads, or even simple supports for verbal elements, such as stripes and frames (examples in Fig. 1).

Palavras-chave: memória gráfica; cultura e análise visual; capas de disco do rock brasileiro dos anos 1980,

Palavras-chave: graphics memory; visual culture and analysis; Brazilian rock album covers from the 1980s,

DOI: 10.5151/6spdesign-044

Referências bibliográficas
  • [1] ARAGÃO, Isabella. 201“O plural e o singular nas composições visuais dos rótulos de bebida”. In:
  • [2] CAMPELLO, Silvio & ARAGÃO, Isabella (eds.) Imagens comerciais de Pernambuco: ensaios sobre os efêmeros da Guaianases , pp. 93-113.
  • [3] MORETTO, P. & FARIAS, P. L. 2021 "Capas de discos de rock brasileiro dos anos 1980: proposta de modelo de análise visual de conjuntos de artefatos gráficos". In: Anais do 10º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2021 e do 10º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher.
  • [4] TWYMAN, M. A. 1979. “A Schema for the Study of Graphic Language”. In: KOLERS, P. A.; WROLSTAD, M.E. & BOUMA, H. The Processing of Visible Language. Nova Iorque: Plenum. ___________. 1986. "Articulating graphic language: a historical perspective". In: WROLSTAD, Merald
  • [5] E.; FISCHER, Dennis F. (orgs.). Toward a new understanding of literacy. Nova Iorque: Praeger.
Como citar:

MORETTO, Paulo Eduardo; FARIAS, Priscila Lena; ""Capas de disco do rock brasileiro dos anos 1980: um estudo sobre os elementos esquemáticos"", p. 87-88 . In: Anais do 6º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP. São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/6spdesign-044

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