Dezembro 2020 vol. 8 num. 5 - Colóquio Internacional de Design 2020

Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Cante lá que eu canto cá: a construção do livroobjeto e o registro do processo criativo com o usode tecnologias digitais

Cante lá que eu canto cá: the construction of the object book and the recordingof the creative process using digital technologies

Sousa, Francisco Kelson Moreira de ;

Artigo completo:

“Cante lá que eu canto cá” é um livro-objeto criado com técnicas de experimentação gráfica. Seuprocesso criativo foi registrado em fotos e vídeos e compartilhado em rede, em tempo real, com ajudade um smartphone e acesso à internet. Com o arcabouço teórico da Crítica Genética, foi possívelretomar a história de criação deste produto por meio das fotos, vídeos, rascunhos e demaisdocumentos gerados ao longo do processo de criação. Essa retomada não só enriquece o discursoacerca da obra criada, como mostra um pouco do próprio autor, suas referências culturais ehistóricas.

Artigo completo:

“Cante lá que eu canto cá” is an object-book created with techniques of graphic experimentation. Hiscreative process was recorded in photos and videos and shared online, in real time, with the help of asmartphone and internet access. With the theoretical framework of Genetic Criticism, it was possibleto resume the history of creating this product through the photos, videos, drafts and other documentsgenerated during the creation process. This resumption not only enriches the discourse about thework created, but also shows a little of the author himself, his cultural and historical references.

Palavras-chave: Livro-objeto; Crítica Genética; Processo Criativo,

Palavras-chave: Object book; Genetic Criticism; Creative process,

DOI: 10.5151/cid2020-29

Referências bibliográficas
  • [1] BELLEMIN-NOËL, Jean. Reproduzir o manuscrito, apresentar os rascunhos, estabelecer um prototexto. Manuscrítica: Revista de Crítica Genética, São Paulo, p.127-161, dez. 1993. Semestral. Disponível em: http://www.revistas.fflch.usp.br/manuscritica/article/view/855/772. Acesso em: 13 ago. 2018.
  • [2] BRASIL, Alexia. Cordel Digital. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2005.
  • [3] DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (Org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2005.
  • [4] GRÉSILLON, Almuth. Devagar: obras. In: ZULAR, Roberto (Org.). Criação em processo: Ensaios de Crítica Genética. São Paulo: Iluminuras, 2002. p. 147-17
  • [5] GUZMAN, Cindy Triana. Aprendendo através de imagens: O livro objeto. 201 99 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Artes Visuais, Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 201 Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-01122015-101037/pt-br.php. Acesso em: 29 set. 2018.
  • [6] HASLAM, Andrew. O livro e o designer II: Como criar e produzir livros. São Paulo: Edições Rosari, 2007.
  • [7] LYONS, Martyn. Livro: uma história viva. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2011.
  • [8] PASSERON, René. Da Estética à Poiética. In: Porto Arte: Revista de Artes Visuais, Porto Alegre: Instituto de Artes/UFRGS, v. 8, n.15, p. 103-116, nov. 1997.
  • [9] SALLES, Cecília Almeida. Arte e conhecimento. Manuscrítica: Revista de Crítica Genética, São Paulo, p.108-126, dez. 1993. Semestral. Disponível em: http://www.revistas.fflch.usp.br/manuscritica/article/view/854/771. Acesso em: 07 ago. 2018.
  • [10] SALLES, Cecília Almeida. Crítica Genética In Statu Nascendi. Manuscrítica: Revista de Crítica Genética, São Paulo, p.45-57, 1996. Semestral. Disponível em: http://revistas.fflch.usp.br/manuscritica/article/viewFile/870/787. Acesso em: 18 ago. 2018.
  • [11] SALLES, Cecília Almeida. Gesto Inacabado: processo de criação artística. São Paulo: FAPESP, 1998.
  • [12] SALLES, Cecília Almeida. Redes da criação: construção da obra de arte. Vinhedo: Horizonte, 2006.
  • [13] SALLES, Cecília Almeida. Crítica Genética: fundamentos dos estudos genéticos sobre o processo de criação artística. São Paulo: EDUC, 2008.
Como citar:

Sousa, Francisco Kelson Moreira de; "Cante lá que eu canto cá: a construção do livroobjeto e o registro do processo criativo com o usode tecnologias digitais", p. 369-379 . In: Anais do Colóquio Internacional de Design 2020. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cid2020-29

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações