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Café e design: considerações teóricas sobre a importância do design informacional na embalagem de café

Coffee and design: theoretical considerations about the importance of informational design in coffee packaging

Castro, Erika Veras de ; Vieira, Camila dos Santos; Guilhon, David ; Santos, Ester Costa dos; , ;

Artigo :

Esse artigo apresenta considerações teóricas em relação às embalagens de produtos alimentícios, a identificação do seu conteúdo e a abordagem histórica. Será dada ênfase ao produto café – reconhecidamente um dos mais populares do Brasil, como estudo de caso, onde os assuntos serão discutidos no intuito de compreender e discorrer sobre o aspecto gráfico. Um dos principais objetivos deste trabalho é demonstrar a importância mercadológica das embalagens para os produtos e sua marca onde, a partir de um design bem elaborado, é possível obter um importante recurso de comunicação visual para a atratividade do cliente, o que vai além das funções de contenção, proteção, comunicação e praticidade. E, como elementos de composição visual do design das embalagens, também serão abordados a importância da tipografia e combinação de cores. Por último, serão abordados aspectos relacionados ao marketing, seus atributos e estratégias, como recurso adicional em termos de entrega de valor para satisfazer necessidades e/ou desejos do mercado.

Artigo :

This article presents theoretical considerations in relation to food product packaging, the identification of its content and the historical approach. Emphasis will be given to the coffee product – admittedly one of the most popular in Brazil, as a case study, where the subjects will be discussed in order to understand and discuss the graphic aspect. One of the main objectives of this work is to demonstrate the marketing importance of packaging for products and their brand where, from a well-designed design, it is possible to obtain an important visual communication resource for customer attractiveness, which will in addition to the functions of containment, protection, communication and practicality. And, as elements of the visual composition of packaging design, the importance of typography and color combination will also be addressed. Finally, aspects related to marketing, its attributes and strategies will be addressed, as an additional resource in terms of delivering value to satisfy market needs and/or desires

Palavras-chave: embalagens; lementos gráficos, café, tipografia, cor,

Palavras-chave: packaging; graphic elements; coffee; typography; color; marketing,

DOI: 10.5151/jopdesign2021-3

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Como citar:

Castro, Erika Veras de ; Vieira, Camila dos Santos; Guilhon, David ; Santos, Ester Costa dos; , ; "Café e design: considerações teóricas sobre a importância do design informacional na embalagem de café", p. 5-14 . In: Anais da II Jornada de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design - UFMA. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/jopdesign2021-3

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