Outubro 2021 vol. 9 num. 2 - II Jornada de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design - UFMA
Artigo - Open Access.
Café e design: considerações teóricas sobre a importância do design informacional na embalagem de café
Coffee and design: theoretical considerations about the importance of informational design in coffee packaging
Castro, Erika Veras de ; Vieira, Camila dos Santos ; Guilhon, David ; Santos, Ester Costa dos ; , ;
Artigo :
Esse artigo apresenta considerações teóricas em relação às embalagens de produtos alimentícios, a identificação do seu conteúdo e a abordagem histórica. Será dada ênfase ao produto café – reconhecidamente um dos mais populares do Brasil, como estudo de caso, onde os assuntos serão discutidos no intuito de compreender e discorrer sobre o aspecto gráfico. Um dos principais objetivos deste trabalho é demonstrar a importância mercadológica das embalagens para os produtos e sua marca onde, a partir de um design bem elaborado, é possível obter um importante recurso de comunicação visual para a atratividade do cliente, o que vai além das funções de contenção, proteção, comunicação e praticidade. E, como elementos de composição visual do design das embalagens, também serão abordados a importância da tipografia e combinação de cores. Por último, serão abordados aspectos relacionados ao marketing, seus atributos e estratégias, como recurso adicional em termos de entrega de valor para satisfazer necessidades e/ou desejos do mercado.
Artigo :
This article presents theoretical considerations in relation to food product packaging, the identification of its content and the historical approach. Emphasis will be given to the coffee product – admittedly one of the most popular in Brazil, as a case study, where the subjects will be discussed in order to understand and discuss the graphic aspect. One of the main objectives of this work is to demonstrate the marketing importance of packaging for products and their brand where, from a well-designed design, it is possible to obtain an important visual communication resource for customer attractiveness, which will in addition to the functions of containment, protection, communication and practicality. And, as elements of the visual composition of packaging design, the importance of typography and color combination will also be addressed. Finally, aspects related to marketing, its attributes and strategies will be addressed, as an additional resource in terms of delivering value to satisfy market needs and/or desires
Palavras-chave: embalagens; lementos gráficos, café, tipografia, cor,
Palavras-chave: packaging; graphic elements; coffee; typography; color; marketing,
DOI: 10.5151/jopdesign2021-3
Referências bibliográficas
- [1] "ANYADIKE, N - Embalagens Flexíveis: São Paulo: Editora Blucher 2009.
- [2] CABRAL, A.; et al. Apostila de embalagem para alimentos. Campinas,1984.
- [3] CAETANO, Marcela. Consumo de café no Brasil em 2020 foi o segundo maior da série histórica, 2021. Disponível em: https://valor.globo.com/agronegocios/noticia/2021/03/09
- [4] CARVALHO, F. F. Semiótica social e imprensa: o layout da primeira página de jornais portugueses sob o enfoque analítico da gramática visual, Universidade de Lisboa, 2012.
- [5] CAVALCANTI, P., CHAGAS, C. História da embalagem no Brasil, São Paulo: Grifo, 2006.
- [6] CERVO, A.L.; BUENO, C. História da Política Exterior do Brasil. São Paulo: Editora Ática, 2002.
- [7] CLEMENTE, Matheus. Entenda o que é Psicologia das Cores e descubra o significado de cada cor, 2020. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/psicologia-das-cores/
- [8] FARINA, M. et al; Psicodinâmica das cores em comunicação 6º Edição, São Paulo: Bluncher 2011
- [9] FENKO, A., SCHIFFERSTEIN, H.N., HEKKERT, P. Shifts in sensory dominance between various stages of user–product interactions, Appl. Ergon, 2010
- [10] FRANCHETTA, A. A importância da tipografia na construção de uma identidade visual, 2015. Disponível em: https://www.estudioroxo.com.br
- [11] FINIZOLA, Fátima; FARIAS, Priscila L.; ZIBEL, Carlos Costa (coord). Tipografia Vernacular Urbana - Uma Análise dos Letreiramentos Populares. São Paulo: Blucher, 2010.
- [12] FURTADO, C.; Formação Econômica do Brasil. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 2000
- [13] GARÇÃO, João. A cor fazendo comunicação. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade Metodista de São Paulo. São Bernardo do Campo: UMESP, 1996.
- [14] GRACIOSO, Francisco. ""Marketing, uma Experiência Brasileira"". São Paulo: Cultrix, 1991
- [15] KOTLER, P. Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5 ed. São Paulo: Atlas, 1998.
- [16] LAUTENSCHLÄGER, B. I. Avaliação de embalagem de consumo com base nos requisitos ergonômicos informacionais. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção). UF Santa Catarina.
- [17] LUPTON, E. Pensar com tipos: guia para designers, escritores, editores e estudantes, São Paulo: Cosac Naify, 2013
- [18] NEGRÃO, Celso. Design de embalagem: do marketing à produção. São Paulo: Novatec, 2008.
- [19] MARCOLINO, Rayane. O cafezinho agora é gourmet, 2014. Disponível em https://www.mundodomarketing.com.br
- [20] MARTINS, Ana Luiza. História do café. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2012.
- [21] MESTRINER, F. Design de embalagem: curso avançado. Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
- [22] McCARTHY, E. J. Marketing básico: uma visão gerencial. Rio de. Janeiro: Zahar, 1976.
- [23] MOURA, R. A.; BANZATO, J. M. Embalagem, unitização e conteinerização. São Paulo, SP: IMAM, 1997.
- [24] NARDELLI, Flávio. Curso Viver de Arte, 2020. Disponível em: www.arteemcurso.com.br
- [25] NEGRÃO, C.; CAMARGO, E. Design de embalagem: do marketing à produção. São Paulo: Novatec, 2008.
- [26] NEVES, C. A História do café. Rio de janeiro, Instituto Brasileiro do Café, 1974.
- [27] NEVES, Orlando. Dicionário da origem das palavras. São Paulo: Oficina do Texto, 2012
- [28] NUNES, Eduardo. A Evolução do Marketing 1.0, 2.0, 3.0 E 4.0, 2020. Disponível em: https://ettoscomunica.com/a-evolucao-do-marketing/
- [29] PASCHOAL, Luiz Noberto. Aroma de Café: Guia prático para apreciadores de café. 2. ed. Campinas: Fundação Educar DPaschoal, 2006.
- [30] PEÇANHA, Vitor. 4 Ps do Marketing: entenda tudo sobre o conceito de Mix de Marketing, 2020. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/4-ps-do-marketing/
- [31] RALLO, Rafael. Tipografia: como usar um dos pilares do Design Gráfico a seu favor (2019). Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/tipografia/
- [32] SANDALJ, V; Eccardi Fulvio; O café: ambientes e diversidade. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003
- [33] SMITH, K.L.; Handbook of visual communication: theory, methods, and media. [S.l.]: Routledge, 2005
- [34] ZENVIA, Marketing de Produto: o que é, como funciona e 5 dicas para melhorar a estratégia, 2019. Disponível em: https://www.zenvia.com/blog/marketing-de-produto
- [35] "
Como citar:
Castro, Erika Veras de ; Vieira, Camila dos Santos; Guilhon, David ; Santos, Ester Costa dos; , ; "Café e design: considerações teóricas sobre a importância do design informacional na embalagem de café", p. 5-14 . In: Anais da II Jornada de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design - UFMA.
São Paulo: Blucher,
2021.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/jopdesign2021-3
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações