Dezembro 2020 vol. 7 num. 3 - VIII Simpósio de Engenharia de Produção

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CABOTAGEM – ESTUDO DE CASO

CABOTAGEM – ESTUDO DE CASO

Bogossian, Marcos Paulo; Teixeira Junior, Sergio Vianna;

Artigo completo:

Este trabalho se propõe a examinar as possíveis soluções que permitiriam melhorar o desempenho do sistema de transporte marítimo por cabotagem com base em uma programação previamente estabelecida pelo armador, procurando assim identificar e eliminar as causas de períodos adicionais de estadia nos portos e maximizar o período em que a embarcação é capaz de produzir transporte. Assim, variáveis relacionadas aos atributos e às características físicas de uma embarcação, tais como: velocidade, consumo de combustível, ventos, ondas, gestão, custos, quantidades transportadas e outros, podem ser examinados juntamente com os dados relacionados à embarcação e, os demais elementos relacionados à ambiência próxima, tais como: serviços portuários, anuências, acessos, marés, ventos dentre outros no conjunto de dados do terminal, que também podem interferir no sistema de transporte por cabotagem. Procurou-se então obter os grupos de dados do terminal portuário, para assim alcançar uma abordagem o mais consistente possível, categorizando-se os elementos em vetores, e correlacionando-os em função da causa-efeito com as propostas de intervenção. Neste processo também é necessário conhecer a interação sistêmica em relação às características do local em que o sistema está inserido, ou seja, à ambiência, para definir correlações, métodos e etapas que seriam consideradas importantes no progressivo aprimoramento desse sistema, por meio do gerenciamento e da eliminação de entraves ou barreiras, dentro do contexto de uma gestão adaptativa.

Artigo completo:

Este trabalho se propõe a examinar as possíveis soluções que permitiriam melhorar o desempenho do sistema de transporte marítimo por cabotagem com base em uma programação previamente estabelecida pelo armador, procurando assim identificar e eliminar as causas de períodos adicionais de estadia nos portos e maximizar o período em que a embarcação é capaz de produzir transporte. Assim, variáveis relacionadas aos atributos e às características físicas de uma embarcação, tais como: velocidade, consumo de combustível, ventos, ondas, gestão, custos, quantidades transportadas e outros, podem ser examinados juntamente com os dados relacionados à embarcação e, os demais elementos relacionados à ambiência próxima, tais como: serviços portuários, anuências, acessos, marés, ventos dentre outros no conjunto de dados do terminal, que também podem interferir no sistema de transporte por cabotagem. Procurou-se então obter os grupos de dados do terminal portuário, para assim alcançar uma abordagem o mais consistente possível, categorizando-se os elementos em vetores, e correlacionando-os em função da causa-efeito com as propostas de intervenção. Neste processo também é necessário conhecer a interação sistêmica em relação às características do local em que o sistema está inserido, ou seja, à ambiência, para definir correlações, métodos e etapas que seriam consideradas importantes no progressivo aprimoramento desse sistema, por meio do gerenciamento e da eliminação de entraves ou barreiras, dentro do contexto de uma gestão adaptativa.

Palavras-chave: Cabotagem, Representatividade, Gestão, Adaptativa, Entraves.,

Palavras-chave: Cabotagem, Representatividade, Gestão, Adaptativa, Entraves.,

DOI: 10.5151/viisimep-249567

Referências bibliográficas
  • [1] AMATO, P.M. Introdução à teoria geral de administração pública, trad. e adap. de Benedicto Silva. FVG,
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  • [6] MORLOK, E.K. Introduction to transportation engineering and planning. McGraw-Hill, Nova Iorque, EUA,
  • [7] 1978.
  • [8] STOPFORD, M. Maritime Economics. London: Routledge, 1997.
Como citar:

Bogossian, Marcos Paulo; Teixeira Junior, Sergio Vianna; "CABOTAGEM – ESTUDO DE CASO", p. 428-448 . In: Anais do VIII Simpósio de Engenharia de Produção . São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/viisimep-249567

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