Janeiro 2018 vol. 1 num. 2 - Encontro Anual da Biofísica 2018

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

BUSCA POR SÍTIOS ALTERNATIVOS DE LIGAÇÃO NA SUPERFÍCIE DA ENZIMA TRANS-SIALIDASE DO TRIPANOSSOMA CRUZI POR DINÂMICA MOLECULAR

Alves, Jhonatan Deivs Barros ; Seabra, Gustavo de Miranda ;

Artigo Completo:

A enzima Trans-sialidase do parasita causador da Doença de Chagas, Tripanosoma cruzi, (TcTS) é uma glicosidase hidrolase (GH), responsável por transferir unidades de ácido siálico das células do hospedeiro para o parasita, assim evadindo o sistema imunológico. O mecanismo comumente aceito para essa enzima segue um modelo “ping-pong”, no qual um primeiro substrato entra no sítio ativo da enzima e transfere para a enzima um grupamento químico (no caso, um ácido siálico). Apenas depois que o restante do substrato é liberado pela enzima um segundo substrato entra e remove esse grupamento, deixando a enzima em seu estado original. Nesse mecanismo, no máximo uma molécula está ligada à enzima em cada momento, formando um intermediário binário.Recentemente um mecanismo alternativo, envolvendo um intermediário ternário onde o doador e o aceitador se ligam à enzima ao mesmo tempo, foi sugerido por Oliveira et al.(OLIVEIRA et al., 2014) No entanto, as estruturas cristalinas da TcTS disponíveis mostram apenas um sítio de ligação muito estreito, de forma que um rearranjo conformacional seria necessário para acomodar ambos doador e aceitador. Nesse trabalho, estamos investigando a flexibilidade do sítio ativo da TcTS no seu mecanismo bioquímico, analisando a dinâmica do complexo.

Artigo Completo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/biofisica2018-25

Referências bibliográficas
  • [1] ALLEN, William J. et al. DOCK 6: Impact of new features and current docking performance. Journal of Computational Chemistry, v. 36, n. 15, p. 1132–1156, 2015.
  • [2] CASE, D.A. et al. AMBER 14. . [S.l.]: University of California, San Francisco. 2014
  • [3] OLIVEIRA, Isadora a. et al. Evidence of ternary complex formation in Trypanosoma cruzi trans-sialidase catalysis. Journal of Biological Chemistry, v. 289, n. 1, p. 423–436, 2014.
Como citar:

Alves, Jhonatan Deivs Barros; Seabra, Gustavo de Miranda; "BUSCA POR SÍTIOS ALTERNATIVOS DE LIGAÇÃO NA SUPERFÍCIE DA ENZIMA TRANS-SIALIDASE DO TRIPANOSSOMA CRUZI POR DINÂMICA MOLECULAR", p. 72-73 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2526--607-1, DOI 10.5151/biofisica2018-25

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações