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BRINQUEDOS ÓTICOS ANIMADOS E O ENSINO DE DESIGN

Cruz, Gabriel Filipe Santiago ; Couto, Rita Maria de Souza ; Ribeiro, Flavia Nizia Fonseca ;

Resumo:

O presente artigo visa divulgar alguns resultados na pesquisa realizada para a tese em andamento do autor. Propõe uma metodologia interdisciplinar para a criação de objetos óticos, baseados nos antecedentes da animação entre os séculos XVII e XIX que possa ser utilizada como material didático no ensino de Design. O uso de novas tecnologias em sala de aula, no universo de alunos mergulhados no meio digital, permite questionar sobre que tipos de objetos que fascinam e incentivam o aluno ao aprendizado podem ser desenvolvidos. Muitos são os desafios para que o novo material seja criado a partir de uma metodologia colaborativa, sem se caracterizar como apenas uma nova roupagem para antigos modelos.

Artigo selecionado para publicação na Revista Educação Gráfica (http://www.educacaografica.inf.br/) — Disponível em breve

Resumo:

Palavras-chave: Animação; Brinquedos óticos; ensino de Design.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0191

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  • [11] Palavra originária da semiótica que permite ampliar a questão social a todos os seres que interagem numa associação e que intercambiam suas propriedades
  • [12] Plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única. O objetivo do projeto é criar ferramentas que são acessíveis, com baixo custo, flexíveis e fáceis de se usar por artistas e amadores. Principalmente para aqueles que não teriam alcance aos controladores mais sofisticados e de ferramentas mais complicadas.
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Como citar:

Cruz, Gabriel Filipe Santiago; Couto, Rita Maria de Souza; Ribeiro, Flavia Nizia Fonseca; "BRINQUEDOS ÓTICOS ANIMADOS E O ENSINO DE DESIGN", p. 2236-2247 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0191

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