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Branding no processo eleitoral: Leitura Semiótica do Texto Televisivo da Campanha Eleitoral para Prefeito da Cidade de São Paulo

Branding in the electoral campaign: Semiotic analysis of a televisive text for the electoral campaign to the mayor of São Paulo City

SCHMIDT SALVADOR, Marcos Vinícios; SCOZ, Murilo; N. V. DOS SANTOS, Flávio Anthero;

artigo:

Este estudo tem como escopo a análise semiótica de uma peça gráfica televisiva, ligada a campanha eleitoral de 2016. Veiculado pela coligação Acelera SP, do candidato João Dória, o texto audiovisual tratou da construção da identidade do candidato, o que pressupõe uma abordagem análoga aos processos de branding adotados no campo do design. Assim, propôs-se a análise do percurso gerativo de sentido, conforme proposição da Semiótica Greimasiana, em busca da identificação das estratégias discursivas e dos atributos semânticos adotados pelo enunciador na construção de uma imagem valorativa do candidato. O método de leitura segundo patamares articulados possibilitou desvelar diferentes sentidos presentes no texto e a reafirmação de aspectos identitários de meritocracia e de esforço laboral para a construção do simulacro do candidato. Sugerem-se novas análises que aprofundem tal discussão a partir da perspectiva semiótica, com o intuito de explicitar os processos de construção das identidades políticas nos períodos eleitorais.

artigo:

This study is aimed at the semiotic analysis of a television graphics, linked to the 2016 electoral campaign. The audio-visual text of the Acelara SP’s candidate João Dória dealt with the construction of the candidate's identity, which presupposes an analogous approach to the branding processes adopted in the field of design. Thus, it was proposed the analysis of the meaning generative path, as proposed by the Greimasian Semiotics, in search of the identification of the discursive strategies and the semantic attributes adopted by the enunciator in the construction of an image of the candidate. The method of reading according to articulated levels allowed to unveil different senses present in the text and the reaffirmation of identity aspects of meritocracy and labor effort for the construction of the simulacrum of the candidate. We suggest new analyzes that deepen this discussion from the semiotic perspective.

Palavras-chave: Semiótica Discursiva, Campanha eleitoral, Sincretismo,

Palavras-chave: Discursive-Semiotics, Electoral Campaign, Syncretism,

DOI: 10.5151/ped2018-4.2_ACO_13

Referências bibliográficas
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Como citar:

SCHMIDT SALVADOR, Marcos Vinícios; SCOZ, Murilo; N. V. DOS SANTOS, Flávio Anthero; "Branding no processo eleitoral: Leitura Semiótica do Texto Televisivo da Campanha Eleitoral para Prefeito da Cidade de São Paulo", p. 3120-3131 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-4.2_ACO_13

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