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BRANDING EMOCIONAL E EXPERIÊNCIA DE CONSUMO: a análise semiótica do ambiente da loja física da marca X a partir da abordagem ecossistêmica da comunicação.

EMOTIONAL BRANDING AND CONSUMER EXPERIENCE: the semiotic analysis of the environment of the brand X physical store from the ecosystem approach to communication.

Correa, Sarah Batista; Pereira, Mirna Feitoza;

Artigo:

O  presente  artigo  trata  do  reconhecimento  da  experiência  de  consumo  vivenciada  no  ambiente da loja física da marca X e tem como objetivo a conceituação do design da experiência olfativa do consumidor com o aroma de ambiente da marca a partir do ponto de vista  semiótico  e  da  abordagem  ecossistêmica  da  comunicação.  O  referencial  teórico  envolve a perspectiva ecossistêmica, segundo Pereira (2012), as semióticas pierciana e da cultura  e  a  teoria  das  affordances  de  Gibson  (1979).  A  pesquisa  desenvolvida  é  de  cunho  qualitativo, empírico e exploratório, tendo sido utilizada em sua metodologia as técnicas de Moraes  e  Mont’Alvão  (2010)  e  de  Gil  (2010).  Como  principais  resultados,  podem  ser  mencionados a apresentação da complexidade comunicacional da marca e a compreensão do processo de gestão dos intangíveis presentes na experiência de consumo organizada com o objetivo de atingir a memória emocional e sensorial do consumidor.

Artigo:

This article deals with the recognition of the consumer experience in X brand’s physical store environment and aims at the conceptualization of consumer olfactory experience design with the  environment  aroma  of  the  brand  from  the  semiotic  point  of  view  and  the  ecosystem  approach  communication.  The  theoretical  background involves  the  ecosystem  perspective,  according to Pereira (2012), the pierciana and culture semiotics and the theory of affordances Gibson (1979). The developed research is qualitative, empirical and exploratory nature,  it  has  having  been  used  in  its  methodology  techniques  Moraes  and  Mont'Alvão  (2010)  and  Gil  (2010).  The  main  results  can  be  mentioned  the  presentation  of  the  communication complexity of the brand and the understanding of the process of management  of  intangible  presence  in  the  consumer  experience  organized  in  order  to  achieve the emotional and sensory consumer’s memory.

Palavras-chave: Ecossistemas Comunicacionais, Branding Emocional, Experiência de Consumo, Experiência Semiótica,

Palavras-chave: Communicative  Ecosystems,   Emotional  Branding,   Consumer  Experience,   Semiotics,

DOI: 10.5151/ped2018-7.1_ACO_06

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Correa, Sarah Batista; Pereira, Mirna Feitoza; "BRANDING EMOCIONAL E EXPERIÊNCIA DE CONSUMO: a análise semiótica do ambiente da loja física da marca X a partir da abordagem ecossistêmica da comunicação.", p. 5023-5037 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-7.1_ACO_06

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