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BOUNDARY PROBES: CONSIDERAÇÕES SOBRE INSTRUMENTOS INFLUENCIADORES DA NEGOCIAÇÃO COMERCIAL DE SERVIÇOS DE DESIGN

Lesnovski, Melissa Merino; Costa, Filipe Campelo Xavier da;

Artigo Completo:

As relações entre clientes e designers se iniciam na confecção da proposta comercial, um processo argumentativo, colaborativo e negocial cuja relevância não se exaure na assinatura do contrato de serviços, e sim continua como referência estrutural no processo de desenvolvimento dos serviços de design. O processo de confecção da proposta é marcado por tensões originárias tanto das posições relativas de poder entre designer e cliente quanto da própria subdeterminação do problema de design. O principal desafio proposto para este artigo é explorar a ideia do desenvolvimento de instrumentos que possam propiciar interação entre cliente e designer durante o processo negocial. Para tanto, as perspectivas de user studies, boundary objects e empatia em contextos negociais utilizadas neste artigo auxiliaram na condução de considerações preliminares para o desenvolvimento da empatia e assertividade em processos de negociação comercial. Os achados apontam diretrizes iniciais para a composição de artefatos provocadores da interação em contextos negociais contextos e considerações sobre futuras investigações sobre o tema.

Artigo Completo:

Palavras-chave: codesign; boundary objects; sondas culturais; instrumentos de design estratégico; empatia,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0084

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Como citar:

Lesnovski, Melissa Merino; Costa, Filipe Campelo Xavier da; "BOUNDARY PROBES: CONSIDERAÇÕES SOBRE INSTRUMENTOS INFLUENCIADORES DA NEGOCIAÇÃO COMERCIAL DE SERVIÇOS DE DESIGN", p. 981-992 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0084

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