Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Bolin: boletim linguístico e literário

Bolin: linguistic and literary journal

Moreira, Josimar Gonçalves Ribeiro; Repolês, Maria Catarina Paiva;

Artigo Completo:

O artigo propõe uma estratégia pedagógica para desenvolvimento da competência escrita e interpretativa em língua materna e em língua estrangeira. Ela acontece no IFSEMG - campus Rio Pomba. A metodologia implica no uso de um jornal escolar como recurso didático para incentivar leitura literária e produções de vários gêneros.

Artigo Completo:

The article proposes a pedagogical strategy for the development of proficiency in writing and comprehension in mother tongue and foreign languages. The strategy is being used at IFSEMG - Rio Pomba campus. The methodology involves the use of a school journal as a teaching resource to encourage the reading of literature and the production of genres.

Palavras-chave: BOLIN, Recurso Didático, Produções de gêneros,

Palavras-chave: Journal, Teaching Resource, Genre Production,

DOI: 10.5151/despro-v-silid-iv-simar-015

Referências bibliográficas
  • [1] BONINI, Aldair. Jornal escolar: gênero e letramento midiático no ensino-aprendizagem de linguagem. RBLA. Belo Horizonte.v.11, n.1, p. 149-175,201 Disponível em: www.scielo.br/pdf/rbla/v11n1/v11n1a09.pdf.
  • [2] BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília. 1998. 144p.
  • [3] FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 20ª ed, São Paulo: Cortez, 1987.
  • [4] MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Ângela Paiva; BEZERRA, Maria Auxiliadora; MACHADO, Anna Rachel (Orgs.) Gêneros textuais & ensino. 2ª ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003, p. 19-36
  • [5] _______. A questão do suporte dos gêneros. MEURER, José Luiz; MOTTA-ROTH, Désirée (Orgs.) DLCV: Língua, Lingüística e literatura. João Pessoa: Idéia, 2003b. 9-40
  • [6] ______. Gêneros textuais: configuração, dinamicidade e circulação. In: KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz & BRITO Karim Siebeneicher (Orgs.) Gêneros textuais: reflexões e ensino. 2a ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 200 23-36
  • [7] ______. Exercícios de compreensão ou copiação nos manuais de ensino de língua? Em aberto, Brasília, v. 16, n.69, 1996. Disponível em: http://www.inep.gov.br/download/cibec/1996/periodicos/em_aberto_69.doc
  • [8] _______. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 200
  • [9] SOARES, Magda. Alfabetização e letramento: caderno do professor/Magda Becker Soares; Antônio Gomes Batista. Belo Horizonte:Ceale/FaE/UFMG,2005. 64 p.
  • [10] ________. Alfabetização e letramento. 2ª Ed. São Paulo: Contexto. 2004.
  • [11] ________ Letramento: um tema em três gêneros. 2ª Ed. Belo Horizonte: Autêntica. 2004.
  • [12] ________. As muitas facetas da alfabetização. In: Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2003.
  • [13] TELES. Lília. 70% dos brasileiros não leram em 2014, diz pesquisa da Fecomercio – RJ. Jornal da Globo, Rio de Janeiro. 31 de mar. de 2015. Disponível em: http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2015/04/70-dos-brasileiros-nao-leram-em-2014-diz-pesquisa-da-fecomercio-rj.html
  • [14] THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez, 1985.
Como citar:

Moreira, Josimar Gonçalves Ribeiro; Repolês, Maria Catarina Paiva; "Bolin: boletim linguístico e literário", p. 158-166 . In: Anais do V Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Língua Estrangeira & do IV Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos [=Blucher Design Proceedings, v.2, n.6]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-v-silid-iv-simar-015

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações