Artigo - Open Access.

Idioma principal

BIOSSORÇÃO DO CORANTE AZUL DE METILENO A PARTIR DE BIOMASSA INATIVA DE ASPERGILLUS ORYZAE

BIOSORPTION OF THE METHYLENE BLUE DYE FROM ASPERGILLUS ORYZAE INACTIVE BIOMASS

LITORDI, LETÍCIA RESENDE VEDOVELO ; ANDRADE, GRAZIELLE SANTOS SILVA ; SANTOS, GABRIELA ESPíRITO ; SOUZA, FLáVIA HELENA MORETI ;

Artigo:

O presente trabalho estuda a eficiência da biomassa inativa do fungo filamentoso Aspergillus oryzae na biossorção do corante Azul de Metileno em solução aquosa. Para isso, foram realizados ensaios de adsorção em batelada a 30°C, 170 rpm utilizando 2 g L-1 de biossorvente em diferentes concentrações do corante. A influência do tempo de contato entre adsorvente e adsorbato foi avaliada por meio de retiradas de amostras periódicas para avaliação da capacidade de adsorção. Os modelos de Pseudo-primeira ordem, Pseudo-segunda ordem e Elovich foram ajustados aos dados experimentais para avaliar a cinética de adsorção. O comportamento do equilíbrio foi estudado mediante o ajuste das isotermas de Freundlich e Langmuir. Os resultados evidenciaram que a reação de adsorção segue o modelo cinético de Pseudo-segunda ordem e a isoterma de equilíbrio que melhor se ajustou aos dados foi a de Freundlich, indicando um sistema de adsorção não ideal, que ocorre em multicamadas sob uma superfície heterogênea.

Artigo:

Palavras-chave: ADSORÇÃO, ASPERGILLUS ORYZAE, AZUL DE METILENO,

Palavras-chave: ADSORPTION, ASPERGILLUS ORYZAE, METHYLENE BLUE, ,

DOI: 10.5151/cobecic2019-EAT101

Referências bibliográficas
Como citar:

LITORDI, LETÍCIA RESENDE VEDOVELO; ANDRADE, GRAZIELLE SANTOS SILVA; SANTOS, GABRIELA ESPíRITO; SOUZA, FLáVIA HELENA MORETI; "BIOSSORÇÃO DO CORANTE AZUL DE METILENO A PARTIR DE BIOMASSA INATIVA DE ASPERGILLUS ORYZAE", p. 14-20 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-EAT101

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações