Janeiro 2018 vol. 1 num. 2 - Encontro Anual da Biofísica 2018

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

BIOFÍSICA AMBIENTAL DO SEMIÁRIDO: QUADRO PARADIDÁTICO PARA EDUCAÇÃO BÁSICA

Duarte, Carla Valéria de Miranda Costa ; Souza, Susana Carvalho de ; Santana, Otacilio Antunes ; Melo, Raquel Bernardo de ; Lima, Clodoaldo de ;

Artigo Completo:

A Educação Contextualizada é uma forma de unir a leitura do mundo, feita pelos alunos, com os conteúdos curriculares delimitados para cada ciclo educacional (FREIRE, 2014). Por exemplo, o aluno vai à escola de ônibus, e nesse percurso da casa a escola, ele poderá vivenciar fatos que poderão ajudá-lo na futura consolidação de um conhecimento. Esse conceito de conhecimento prévio, ou aprendizagem significativa prévia, é de basilar valor para a aprendizagem, em que o aluno de forma coletiva e interacional poderá por meio de suas prévias práticas, ou visão do mundo, hipotetizar sobre o conteúdo a ser ensinado e a contribuir com sua experiência a certificar a teoria (VIGOTSKY, 1991).A aproximação dos conteúdos ao afeto (ou ao desafeto), ao vivido, é uma missão do mediador no ambiente educacional, na relação coletiva e com os objetos educacionais a serem construídos e compartilhados (TOASSA, 2011). Por isso, há uma importância na construção de recursos e situações didáticas que aproximem os conteúdos aos contextos: espaciais, temporais, sociais, culturais, dos alunos.

Artigo Completo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/biofisica2018-02

Referências bibliográficas
  • [1] AKISTER, J.; BANNON, A.; MULLENDER-LOCK, H. Poster Presentations in Social Work Education. Innovations in Education and Training International, v. 37, n. 3, p. 229-233, 2000.
  • [2] ALLEN, R. F. Posters as Historical Documents: A Resource for the Teaching of Twentieth-Century History. The Social Studies, v. 85, n. 2, p. 52-61, 1994. DOI: 10.1080/00377996.1994.9956276
  • [3] ALTINTAS, N. N.; SUER, A. Z.; SARI, E. S.; ULKER, M. S. The Use of Poster Projects as a Motivational and Learning Tool in Managerial Accounting Courses. Journal of Education for Business, v. 89, n. 4, p. 196-201, 2014. Doi: 10.1080/0883232201840553
  • [4] BILLINGTON, H. L. Poster presentations and peer assessment: novel forms of evaluation and assessment. Journal of Biological Education, v. 31, n. 3, p. 218-220, 1997. Doi: 10.1080/00219266.1997.9655566
  • [5] BRACHER, L.; CANTRELL, J.; WILKIE, K. The process of poster presentation: a valuable learning experience. Medical Teacher, v. 20, n. 6, p. 552-557, 1998.
  • [6] CAMPBELL, G. S.; NORMAN, J. M. Introduction to environmental biophysics. 2nd ed. New York: Springer-Verlag. 1998. 287p.
  • [7] CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (2017). Ciências Ambientais – Área de Avaliação. Disponível em: https://goo.gl/FuhCDN Acesso em 25/11/201
  • [8] CIGLER, B. A. Integrated written and oral assignments for the MPA curriculum. International Journal of Public Administration, v. 13, n. 1-2, p. 325-342, 1990. DOI: 10.1080/01900699008524676
  • [9] CLARKE-SATHER, A. State power and domestic water provision in semi-arid Northwest China: Towards an aleatory political ecology. Political Geography, v. 58, p. 93-103, 2017. Doi: 10.1016/j.polgeo.2015.12.003
  • [10] CNFCP – Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular. Xiloteca. Disponível em https://goo.gl/PpT2Ej Acesso em 25/11/2017.
  • [11] CC - CREATIVE COMMONS. License. Disponível em https:// creativecommons.org/ Acesso em 25/11/2017.
  • [12] CROWLEY-LONG, K.; POWELL, J. L.; CHRISTENSEN, C. Teaching Students about Research: Classroom Poster Sessions. The Clearing House: A Journal of Educational Strategies, Issues and Ideas, v. 70, n. 4, p. 202-204, 1997. Doi: 10.1080/00098655.1997.10544197
  • [13] FAUNCE, R. Teaching Querelle in the Composition Classroom. Pedagogy, v. 12, n. 2, p. 343-381, 2012.
  • [14] FREIRE, P. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. Editora Paz e Terra, 20
  • [15] GILLESPIE, T. Characterizing Copyright in the Classroom: The Cultural Work of Antipiracy Campaigns. Communication, Culture & Critique, v. 2, p. 274–318, 2009. Doi: 10.1111/j.1753-9137.2009.01039.x
  • [16] HAY, I.; THOMAS, S. M. Making sense with posters in biological science education. Journal of Biological Education, v. 33, n. 4, p. 209-214, 1999. Doi: 10.1080/00219266.1999.9655668
  • [17] HENINI, G.; LAIDANI, Y.; SOUAHI, F.; HANINI, S. Study of Static Adsorption System Phenol / Luffa Cylindrica Fiber for Industrial Treatment of Wastewater. Energy Procedia, v. 18, p. 395-403, 2012. Doi: 10.1016/j.egypro.2012.05.051
  • [18] HUBENTHAL, M.; O’BRIEN, T.; TABER, J. Posters that foster cognition in the classroom: multimedia theory applied to educational posters. Educational Media International, v. 48, n. 3, p. 193-207, 2011. Doi: 10.1080/09523987.2011.607322
  • [19] INKSCAPE. Download. Disponível em: https://inkscape.org/ Acesso em: 25/11/2017.
  • [20] IPEA – Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas. Índice de Vulnerabilidade Social 2010. Disponível em: http://ivs.ipea.gov.br Acesso em: 25/11/2017.
  • [21] KUMAGAI, J. Classroom Poster Sums Up Nuclear Science Concepts. Physics Today, v. 51, n. 11, p. 54-61, 1998. Doi: 10.1063/1.882052
  • [22] LAPP, D.; FISHER, D. It’s All About the Book: Motivating Teens to Read. Journal of Adolescent & Adult Literacy, v. 52, n. 7, p. 556–561, 2009. Doi: 10.1598/JAAL.52.7.1
  • [23] LAJOLO, M. Livro didático: um (quase) manual de usuário. Em Aberto, v. 16, n. 69, 1996.
  • [24] LIEGEL, L. H.; THOMPSON, D. Poster presentations for scientific meetings. Journal Agronomy Education, v. 18, n. 2, p. 69-75, 1989.
  • [25] MAREK, P.; CHRISTOPHER, A. N.; KOENIG, C. S. Applying Technology to Facilitate Poster Presentations. Teaching of Psychology, v. 29, n. 1, p. 70-72, 2002. Doi: 10.1207/S15328023TOP2901_12
  • [26] MIDDLETON, M. J.; MIDGLEY, C. Beyond Motivation: Middle School Students’ Perceptions of Press for Understanding in Math. Contemporary Educational Psychology, v. 27, p. 373–391, 2002. Doi: 10.1006/ceps.2001.1101
  • [27] MILLS, K. A. “Have You Seen Lord of the Rings?” Power, Pedagogy, and Discourses in a Multiliteracies Classroom. Journal of Language, Identity & Education, v. 6, n. 3, p. 221-241, 2007. Doi: 10.1080/15348450701454247
  • [28] MIYAKAWA, T.; WINSLOW, C. Developing mathematics teacher knowledge: the paradidactic infrastructure of “open lesson” in Japan. Journal of Mathematics Teacher Education, v. 16, n. 3, p. 185–209, 2013. https://doi.org/10.1007/s10857-013-9236-5
  • [29] MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 20. ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 2012. 128 p.
  • [30] OERCommons. Open Educational Resources. Disponível em: https://www.oercommons.org/ Acesso em: 25/11/2017.
  • [31] RODRIGUES, M. A. A leitura e a escrita de textos paradidáticos na formação do futuro professor de Física. Ciências e Educação, v. 21, n. 3, p. 765-781, 2015. Doi: 10.1590/1516-731320150030015.
  • [32] SANTANA, O. A. Resistência social na Caatinga árida: a narrativa de quem ficou no colapso ambiental. Desenvolvimento e Meio Ambiente, v. 38, p. 419-438, 2016. Doi: 10.5380/dma.v38i0.43574
  • [33] SANTANA, O. A.; PETROVA, Y. Ludicidade no Ensino da Normalidade em um Ambiente Florestal. Inter-ação, v. 41, p. 525-544, 2016. Doi: 10.5216/ia.v41i3.41502
  • [34] SANTANA, O. A. Minimum age for clear-cutting native species with energetic potential in the Brazilian semi-arid region. Canadian Journal of Forest Research, v. 47, p. 411-417, 2017. Doi: 10.1139/cjfr-2016-0392
  • [35] SAUTCHUK, J. Caatinga: Bioma desprezado sobrevive no semiárido. (2015). Disponível em https://goo.gl/vA8s37 Acesso em 25/11/2017.
  • [36] SCHEIL, K. A.; BOWERS-CAMPBELL, J.; CAMPBELL, J. M. An Initial Investigation of the Kit for Kids Peer Educational Program. Journal of Developmental and Physical Disabilities, v. 29, n. 4, p. 643–662, 2017. Doi: 10.1007/s10882-017-9540-6
  • [37] SHEARER, A. E. H.; SNIDER, O. S.; KNIEL, K. E. Development, Dissemination, and Preimplementation Evaluation of Food Safety Educational Materials for Secondary Education. Journal of Food Science Education, v. 12, p. 28-37, 2013. Doi: 10.1111/1541-4329.12004
  • [38] TEJERO, I. F. G.; ZUAZO, V. H. D. Water Scarcity and Sustainable Agriculture in Semiarid Environment. 1st Ed. Cambridge: Academic Press. 2018. 624p.
  • [39] TOASSA, G. Emoções e vivências em Vigotski. 1. ed. Campinas, SP: Papirus, 2011. v. 1. 288p.
  • [40] VIGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. 3. ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1991. 135 p.
  • [41] WEGELIN, M.; CANONICA, S.; MECHSNER, K.; FLEISCHMANN, T.; PESARO, F.; METZLER, A. Solar water disinfection: scope of the process and analysis of radiation experiments. Aqua, v. 43, n. 4, p. 154-169, 1994.
  • [42] WHITE, A. L. Numeracy, Literacy and Newman’s Error Analysis. Journal of Science and Mathematics Education in Southeast Asia, v. 33, n. 2, p. 129-148, 2010.
Como citar:

Duarte, Carla Valéria de Miranda Costa; Souza, Susana Carvalho de; Santana, Otacilio Antunes; Melo, Raquel Bernardo de; Lima, Clodoaldo de; "BIOFÍSICA AMBIENTAL DO SEMIÁRIDO: QUADRO PARADIDÁTICO PARA EDUCAÇÃO BÁSICA", p. 5-8 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2526--607-1, DOI 10.5151/biofisica2018-02

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações