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Benefícios do uso de lubrificantes de última geração em veículos antigos sob a perspectiva da economia circular

Benefits and impacts of latest generation lubricants in older diesel vehicles under a circular economy perspective: a case study in brazil

BARRETO, Pâmela Fernandes de Oliveira ; VEIGA, Thiago Ferreira ; PFAFFENZELLER, Rodrigo Affonso ; FREITAS, Lucas Freitas de Lima e ;

Trabalho completo:

Com a introdução da legislação PROCONVE P-8 no Brasil, equivalente ao EURO VI, que estabelece limites mais restritos de emissões para veículos a diesel, os lubrificantes de última geração com desempenho mínimo API CK-4 se tornaram imprescindíveis. Este trabalho objetiva demonstrar os impactos e benefícios do uso desses lubrificantes em veículos EURO V, III ou anteriores, sob a perspectiva da economia circular, destacando possíveis ganhos ambientais e econômicos. O estudo de caso, conduzido em uma empresa de transporte rodoviário de passageiros no Brasil que utiliza diesel com 10% de biodiesel como combustível, mostrou uma extensão em 50% da vida útil do óleo lubrificante, possibilitando outros benefícios como menor número de paradas para manutenção, maior durabilidade do motor e dos sistemas de pós-tratamento. O uso de óleos lubrificantes de última geração também resulta em menos OLUC (óleo lubrificante usado e contaminado) gerado, atendendo a um dos fundamentos básicos da economia circular, e aumenta o rendimento do rerrefino. Conclui-se que os lubrificantes de última geração além de serem necessários para atender as novas exigências dos veículos EURO VI também podem representar um papel importante na economia circular do lubrificante quando utilizados em veículos antigos.

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With the introduction of PROCONVE P-8 legislation in Brazil, equivalent to EURO VI, which establishes stricter emission limits for diesel vehicles, last-generation lubricants with a minimum performance of API CK-4 have become essential. This paper aims to demonstrate the impacts and benefits of using these lubricants in EURO V, III, or older vehicles from the perspective of circular economy, highlighting possible environmental and economic gains. The case study, conducted in a passenger road transport company in Brazil that uses diesel with 10% biodiesel as fuel, showed a 50% extension in the lifespan of the lubricant oil, enabling other benefits such as fewer maintenance stops. The use of last-generation lubricant oils also results in less used and contaminated lubricant oil (UCLO), meeting one of the basic principles of circular economy. It is concluded that last-generation lubricants, in addition to being necessary to meet the new euro VI vehicle requirements, can also play an important role in the circular economy of lubricants when used in older vehicles. This study provides valuable information for lubricant professionals and contributes to the promotion of sustainable use of natural resources.

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DOI: 10.5151/simea2023-PAP07

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Como citar:

BARRETO, Pâmela Fernandes de Oliveira; VEIGA, Thiago Ferreira; PFAFFENZELLER, Rodrigo Affonso; FREITAS, Lucas Freitas de Lima e; "Benefícios do uso de lubrificantes de última geração em veículos antigos sob a perspectiva da economia circular", p. 17-26 . In: Anais do XXX Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva . São Paulo: Blucher, 2023.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2023-PAP07

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