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BENEFÍCIOS DO SISTEMA START STOP NO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL VEICULAR E EMISSÕES DE CO2: REVISÃO DA LITERATURA

LOPES, Rosiana da Silva; ARAÚJO, Paulo César S. de; SOARES, Sandro Marcos Campos; PUJATTI, Fabrício José Pacheco;

Artigo Completo:

Este trabalho apresenta uma revisão da literatura sobre os benefícios do sistema Start stop no consumo de combustível e emissões de CO2 de veículos automotivos. A frota de veículos lança constantemente para atmosfera gases poluentes e tóxicos além de ser um dos setores que mais consomem combustíveis de origem fóssil. Em razão disso o desenvolvimento tecnológico para reduzir as emissões de poluentes e o consumo de combustível se faz necessário para preservar o meio ambiente. O sistema Start stop foi desenvolvido para reduzir o consumo de combustível automotivo, por meio do desligamento do motor em períodos de parada do veículo em condições de trânsito, evitando desperdício de combustível. Este artigo tem o objetivo de revisar os benefícios do sistema Start stop no consumo de combustível e emissões de CO2. Os resultados mostram que o sistema pode reduzir o consumo de combustível em até 20% em tráfego urbano e outras versões do sistema podem gerar melhores resultados, o Start stop também tem alto potencial de redução das emissões de CO2 que pode chegar até 8% ou mais, mas a proporção de redução depende do ciclo de condução adotado, podendo gerar diferentes benefícios aos condutores. Com esta pesquisa conclui-se que o Start stop é uma importante tecnologia para produzir veículos mais eficientes e auxiliar na redução de poluição urbana por parte dos veículos, mas é necessário trabalhar no aperfeiçoamento do sistema a fim de melhorar as condições de conforto para os ocupantes aumentando sua aceitabilidade pelos consumidores.

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Palavras-chave: start stop,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/engpro-simea2017-46

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Como citar:

LOPES, Rosiana da Silva; ARAÚJO, Paulo César S. de; SOARES, Sandro Marcos Campos; PUJATTI, Fabrício José Pacheco; "BENEFÍCIOS DO SISTEMA START STOP NO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL VEICULAR E EMISSÕES DE CO2: REVISÃO DA LITERATURA", p. 607-616 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-simea2017-46

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