Artigo - Open Access.

Idioma principal

BEBÊS FILHOS DE USUÁRIAS DE DROGAS: CONTRIBUIÇÕES PARA O CUIDADO DE ENFERMAGEM PEDIÁTRICA EM COMUNIDADES ACOLHEDORAS

BEBÊS FILHOS DE USUÁRIAS DE DROGAS: CONTRIBUIÇÕES PARA O CUIDADO DE ENFERMAGEM PEDIÁTRICA EM COMUNIDADES ACOLHEDORAS

Santos, Ana Caroline Melo dos ; Dias, Renise Bastos Farias ; Alcantara, Bárbara Fernanda Santos ; Oliveira, Thaynara Silva dos Santos ; Silva, Lino José da ; Sales, Ana Beatriz Amorim ; Santos, Bruna Brandão dos ; Figueiredo, Elaine Virgínia Martins de Souza ;

Artigo:

Justificativa

A saúde dos bebês filhos de mulheres usuárias de drogas assistidasem Comunidades acolhedoras é uma preocupação real e atual. A enfermagem possuium papel imprescindível na atenção integral à saúde destes bebês que, quandoexpostos a drogas no período pré-natal, podem apresentar uma condiçãodenominada Síndrome de Abstinência Neonatal (SAN), que podem gerarconsequências danosas à sua saúde.

Desta forma, torna-se relevante discutir sobre o contexto deacolhimento e cuidado destes bebês em Comunidades acolhedoras, a fim deressaltar a importância da atuação do enfermeiro nestes serviços.

 

Objetivo(s)

Discutir sobre a importância do cuidado de enfermagem ao bebê,filho de mãe toxicodependente assistida em Comunidades acolhedoras.

 

Método(s)

Trata-se de um estudo qualitativo, recorte de uma pesquisa dedoutorado aprovada pelo CEP/UFAL sob o nº 2.408.885/2018, desenvolvida emcomunidades acolhedoras de um município do agreste alagoano, onde foramentrevistadas 29 mulheres em idade fértil, sendo três acompanhadas de seusbebês menores de 6 meses.

 

Resultado(s)

Observou-se a ausência do enfermeiro nas Comunidades acolhedoras;identificou-se o quanto as Comunidades estão desprovidas de um acolhimentodiferencial às mães acompanhadas de seus filhos e a necessidade de capacitaçãodos profissionais que ali trabalham, com foco na prestação de assistênciadiferenciada, qualificada e humanizada ao binômio mãe-filho. A presença doenfermeiro nas Comunidades foi identificada como fator indispensável para aatenção integral à saúde infantil, incluindo no seu processo de cuidados: aassistência ao binômio mãe-filho; o acompanhamento do crescimento edesenvolvimento destes bebês, com ênfase na avaliação de sinais e sintomas daSAN e no manejo qualificado destes casos; além do acompanhamento neurocognitivodo bebê; orientações sobre a indicação e contraindicação da amamentação; epromoção da saúde, incluindo o cuidado ao bebê e a abordagem sobre os efeitosda toxicodependência na mãe, no bebê e na família.

 

Conclusão (ões)

Pode-seinferir sobre a importância da presença do enfermeiro nas Comunidadesacolhedoras, trazendo olhar empático e crítico para preservação e proteção da vidada criança com adequada compreensão e reconhecimento de suas necessidadesbiopsicossociais e espirituais, buscando cuidado qualificado e adequado,minimizando as consequências neurocognitivas das drogas nos bebês efortalecendo o vínculo mãe/família-filho.

Artigo:

Palavras-chave: -,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/cissi2020-43

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Santos, Ana Caroline Melo dos ; Dias, Renise Bastos Farias ; Alcantara, Bárbara Fernanda Santos ; Oliveira, Thaynara Silva dos Santos ; Silva, Lino José da ; Sales, Ana Beatriz Amorim ; Santos, Bruna Brandão dos ; Figueiredo, Elaine Virgínia Martins de Souza ; "BEBÊS FILHOS DE USUÁRIAS DE DROGAS: CONTRIBUIÇÕES PARA O CUIDADO DE ENFERMAGEM PEDIÁTRICA EM COMUNIDADES ACOLHEDORAS", p. 85-86 . In: Anais do 4º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/cissi2020-43

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações