Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Barreiras no uso de assistentes de voz por usuários brasileiros de smartphone

Issues in the use of voice assistants by B razil ian smartphone users

MOTTA, Isabela; QUARESMA, Manuela;

Artigo:

O uso de smartphones no Brasil é crescente, assim como o número de tarefas realizadas por meio desse dispositivo. Considerando isso, é necessário pensar outras formas de interação dos usuários com o smartphone, além da interface visual. Assim, os assistentes de voz – agentes de inteligência artificial que realizam diversas tarefas por meio da voz – se apresentam como uma alternativa que traz benefícios para a interação. Apesar de suas vantagens, ainda existem barreiras que impactam o uso desses sistemas pelos usuários de smartphone. Este artigo apresenta parte dos resultados de um questionário online com usuários brasileiros de smartphone, que teve como objetivo entender quais são as principais características dos assistentes de voz que impactam negativamente o seu uso. Os resultados mostraram que questões de atitude são as principais barreiras para o uso dos assistentes, como o desconforto em falar com o assistente em público e o costume com a interface visual. Além disso, foi observado que o desconhecimento sobre o assistente pode ser um motivo que leva os usuários a não usarem a voz.

Artigo:

The use of smartphones in Brazil is increasing, and so is the number of tasks that can be accomplished by this device. Considering this, thinking other means of user interaction to smartphones besides the visual interface is in order. Thus, voice assistants – virtual agents that use artificial intelligence to perform tasks by voice interaction – are an alternative that brings several benefits. However, despite its advantages, that are still issues in the use of those systems that impact its use by smartphone users. This paper presents part of the results of an online questionnaire with Brazilian smartphone users, which aimed to understand what characteristics of voice assistants negatively impacts its use. The results showed that problems related to attitude are the main issues impacting the use of the assistants, such as the discomfort in talking to the assistant in public and the habit of using visual interfaces. Moreover, it was also observed that the lack of knowledge about the assistant itself may be a reason for smartphone users not to use the voice interaction.

Palavras-chave: Assistentes de voz, interação por voz, smartphones, barreiras no uso de tecnologias,

Palavras-chave: Voice assistants, voice interaction, smartphones, issues in technology use,

DOI: 10.5151/ergodesign2019-2.32

Referências bibliográficas
  • [1] .
Como citar:

MOTTA, Isabela; QUARESMA, Manuela; "Barreiras no uso de assistentes de voz por usuários brasileiros de smartphone", p. 454-466 . In: Anais do 17º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia e o 17 º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces e Interação Humano-Computador. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ergodesign2019-2.32

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações