Junho 2019 vol. 2 num. 1 - Encontro Anual da Biofísica 2019

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BAIXA EXIGÊNCIA DOS CONTEÚDOS DE BIOFÍSICA NO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES (ENADE) PARA ÁREA DA SAÚDE

BAIXA EXIGÊNCIA DOS CONTEÚDOS DE BIOFÍSICA NO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES (ENADE) PARA ÁREA DA SAÚDE

Silva, André Jailson Cabral da ; Nascimento, Tiago dos Santos ;

Artigo:

No Brasil, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) é a avalição em larga escala do ensino superior que possui como prerrogativa fornecer dados para implementação, manutenção e reformulação de políticas educacionais para o ensino superior. O ENADE é um exame obrigatório para os estudantes do último ano da graduação que avalia as competências e habilidades necessárias a formação geral e científico-profissional. Em Ciências Biológicas e da Saúde (CBS), os avanços na Biofísica (BioFís) têm contribuído nas últimas décadas para o desenvolvimento da biotecnologia, medicina, dentre outros e, consequentemente, implicando em alterações na economia e política. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a relevância que o ENADE tem dado aos assuntos de BioFís.

Artigo:

No Brasil, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) é a avalição em larga escala do ensino superior que possui como prerrogativa fornecer dados para implementação, manutenção e reformulação de políticas educacionais para o ensino superior. O ENADE é um exame obrigatório para os estudantes do último ano da graduação que avalia as competências e habilidades necessárias a formação geral e científico-profissional. Em Ciências Biológicas e da Saúde (CBS), os avanços na Biofísica (BioFís) têm contribuído nas últimas décadas para o desenvolvimento da biotecnologia, medicina, dentre outros e, consequentemente, implicando em alterações na economia e política. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a relevância que o ENADE tem dado aos assuntos de BioFís.

Palavras-chave: -,

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DOI: 10.5151/biofisica2019-43

Referências bibliográficas
  • [1] CORSO, G. The biophysical class contents and the physics. Revista Brasileira de Ensino de Física, Florianópolis, v. 31, n. 2, p. 2703-4, 2009.
  • [2] BRASIL, Ministério da Educação, Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Biologia. Brasília: MEC/INEP, 200
  • [3] BRASIL, Ministério da Educação, Portaria n◦ 472 de 6 de junho de 2017 (DOU, 8 de junho de 2017, Seção 1, p. 26, 2017). Brasília: MEC/INEP, 2017.
  • [4] BRASIL, Ministério da Educação, Portaria n◦ 472 de 6 de junho de 2017 (DOU, 8 de junho de 2017, Seção 1, p. 27, 2017). Brasília: MEC/INEP, 2017.
  • [5] BRASIL, Ministério da Educação, Manual do ENADE 2017. Brasília: MEC/INEP, 2017.
  • [6] BRASIL, Ministério da Educação, Provas e Gabaritos do ENADE 2017. Brasília: MEC/INEP, 2017.
Como citar:

Silva, André Jailson Cabral da; Nascimento, Tiago dos Santos; "BAIXA EXIGÊNCIA DOS CONTEÚDOS DE BIOFÍSICA NO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES (ENADE) PARA ÁREA DA SAÚDE", p. 144-145 . In: Anais do Encontro Anual da Biofísica 2019. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2526--607-1, DOI 10.5151/biofisica2019-43

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