Abstract - Open Access.

Idioma principal

Bactérias Associadas Ao Cultivar Puitá, em Diferentes Fases de Cultivo de Oryza Sativa, Produzido Na Planície Costeira Interna e Externa do Rs.

Bactérias Associadas Ao Cultivar Puitá, em Diferentes Fases de Cultivo de Oryza Sativa, Produzido Na Planície Costeira Interna e Externa do Rs.

Panizzon, Jeremias Pakulski ; Júnior, Harry Luiz Pilz ; Fiuza, Lidia Mariana ;

Abstract:

A interação bactéria-solo-planta tem sido muito usada com o intuito de apoiar a biotecnologia de alimentos. As bactérias encontradas no solo são extremamente diversas, sendo modificada rapidamente à medida que novos nutrientes são disponibilizados ou os existentes são esgotados. O arroz é um dos alimentos mais consumidos no mundo, cerca de 2,4 bilhões de pessoas o utilizam como base na sua alimentação. Sabe-se que a dieta é um dos maiores determinantes para a persistência de certas bactérias no trato gastrointestinal, porque ela proporciona nutrientes, não somente para o hospedeiro, mas também para as bactérias que nele estão. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi avaliar a abundância de bactérias presentes no solo de uma cultivar de arroz, considerando diferentes regiões e diferentes fases fenológicas das plantas. As coletas foram realizadas nas cidades de Santo Antônio da Patrulha, RS e Charqueadas, RS em arrozais de cultivo mínimo, do tipo Puitá INTA-CL, no ano agrícola 2013/14. As amostras do solo foram realizadas em triplicata e em locais aleatórios das lavouras. Foram realizadas coletas no período de pré-plantio, fase vegetativa, reprodutiva e maturação. A abundância foi verificada através de contagem de Unidades Formadoras de Colônias (UFCs) bacterianas em placas de ágar nutriente, 24 horas depois do repique de cada amostra coletada a campo. Os resultados da abundância apresentaram diferenças significativas entre as fases da cultura sendo F=94,412; gl=3; p

Abstract:

Palavras-chave: Arroz, Cultivar Puitá, Diversidade bacteriológica,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/foodsci-microal-010

Referências bibliográficas
Como citar:

Panizzon, Jeremias Pakulski; Júnior, Harry Luiz Pilz; Fiuza, Lidia Mariana; "Bactérias Associadas Ao Cultivar Puitá, em Diferentes Fases de Cultivo de Oryza Sativa, Produzido Na Planície Costeira Interna e Externa do Rs.", p. 579-580 . In: Proceedings of the XII Latin American Congress on Food Microbiology and Hygiene [=Blucher Food Science Proceedings, v.1, n.1]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2359-201X, DOI 10.5151/foodsci-microal-010

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações