Setembro 2025 vol. 12 num. 1 - XXXII Simpósio Internacional de Engenharia

Trabalho completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Avanços nos Lubrificantes para Motores Diesel: Abordando os Desafios do Biodiesel e o Desempenho dos Fluidos

Advancements in Diesel Engine Lubricants: Addressing Biodiesel Challenges and Fluids Performance

MOTTA, Henrique Botelho da ;

Trabalho completo:

A evolução técnica dos veículos a diesel nos últimos anos tem sido impulsionada por leis e padrões ambientais cada vez mais rigorosos, desafiando os fabricantes de equipamentos a se ajustarem a esses requisitos. Consequentemente, novas formulações de lubrificantes para motores diesel têm sido desenvolvidas focando na extensão dos intervalos de troca de óleo, no suporte a diferentes sistemas de pós-tratamento para reduzir emissões de poluentes e na compatibilidade com diversos cenários de combustível. No Brasil, alinhando às tendências globais, a legislação exige que todo o diesel comercializado contenha um mínimo de 14% de biodiesel, com planos para atingir 20% até 2030. Isso apresenta um desafio adicional para os lubrificantes, especialmente na resistência à oxidação e degradação. Este estudo visa avaliar os impactos do uso de lubrificantes superiores na presença de biodiesel, considerando a evolução da especificação API CK-4 em comparação com a API CI-4 e as vantagens de um lubrificante API CK-4 diferenciado para aplicações com alto teor de biodiesel. Para esses estudos será realizada uma avaliação dos requisitos da API e ACEA, juntamente com uma avaliação comparativa das análises de oxidação PDSC e CEC L-109 entre produtos API CI-4, API CK-4 and API CK-4 de alto desempenho.

Trabalho completo:

The technical evolution of diesel vehicles in recent years has largely been driven by increasingly strict environmental laws and standards, posing a challenge for the equipment manufacturers to adjust to those requirements. Consequently, new formulations of diesel engine lubricants have been developed focusing on extending oil change intervals, supporting different post-treatment systems to reduce pollutant emissions and compatibility with different fuel scenarios. In Brazil, aligning with global trends, legislation mandates that all commercialized diesel contain a minimum biodiesel content of 14%, with plans to reach 20% by 2030. This presents an additional performance challenge for lubricating oils, particularly in resisting oxidation and degradation. This study aims to evaluate the impacts of using superior lubricants in the presence of biodiesel, considering the evolution of the API CK-4 specification compared to the API CI-4 and the advantages of a differentiated API CK-4 lubricant to meet the demands of applications with high biodiesel content. For these studies, an assessment of API and ACEA requirements will be conducted, along with a comparative evaluation of data from PDSC and CEC L-109 oxidation analyses between API CI-4, API CK-4 and API CK-4 high-performance products.

Palavras-chave: -,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/simea2025-PAP86

Referências bibliográficas
  • [1] IEA (2023), Brazil, IEA, Paris https://www.iea.org/countries/brazil/emissions, Licence: CC BY 4.0. Accessed May 13, 2025.
  • [2] IEA (2023), Global CO2 emissions from transport by sub-sector in the Net Zero Scenario, 2000-2030, IEA, Paris https://www.iea.org/data-and-statistics/charts/global-co2-emissions-from-transport-by-sub-sector-in-the-net-zero-scenario-2000-2030-2, Licence: CC BY 4.0. Accessed May 13, 2025.
  • [3] ANP Resolution No. 50/201 (2013, December 23). Retrieved from https://atosoficiais.com.br/anp/resolucao-n-50-2013-2013-12-23-versao-original?origin=instituicao. Accessed May 13, 2025.
  • [4] Gill, S.S. and Herreros, J.M. and Tsolakis, A. and Turner, D.M. and Miller, E. and York, A.P.E. Filtered EGR – a step towards an improved NOX/soot trade-off for DPF regeneration. The Royal Society of Chemistry, RSC Adv. v. 2, n. 27, 10400-10408 (2012). http://dx.doi.org/10.1039/C2RA21109B.
  • [5] Comission Delegated Regulation (EU) 2019/807 (2019, March 13). Retrieved from http://data.europa.eu/eli/reg_del/2019/807/oj. Accessed May 13, 202
  • [6] Relator muda projeto do governo e fixa 20% de Mistura de biodiesel em 2030. CNN Brasil, 2024. Retrieved from https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/relator-muda-projeto-do-governo-e-fixa-20-de-mistura-de-biodiesel-em-2030/. Accessed May 13, 2025.
  • [7] Fuel Properties, The Biodiesel Handbook (Second Edition), AOCS Press, 137–251 (2010). https://doi.org/10.1016/B978-1-893997-62-2.50011-5.
  • [8] Oil Categories. API. Retrieved from https://www.api.org/products-and-services/engine-oil/eolcs-categories-and-classifications/oil-categories#tab-diesel-c-categories. Accessed May 13, 2025.
  • [9] ASTM STANDARDS. ASTM D6984-18E01. ASTM International, 2022. DOI: 10.1520/D6984-18E01.
  • [10] ASTM STANDARDS. ASTM D7320-18E01. ASTM International, 2022. DOI: 1520/D7320-18E01.
  • [11] ASTM STANDARDS. ASTM D8111-21A. ASTM International, 2022. DOI: 10.1520/D8111-21A.
  • [12] ASTM STANDARDS. ASTM D8048-21AE01. ASTM International, 2024. DOI: 10.1520/D8048-21AE01.
  • [13] ACEA Engine Oil Sequences. Oil Specifications. Retrieved from https://www.oilspecifications.org/acea.php. Accessed May 13, 2025.
  • [14] ACEA Oil Sequences Heavy-duty engines. ACEA – European Automobile Manufacturers’ Association, 2024. Retrieved from https://www.acea.auto/files/2024-ACEA-oil-sequences-heavy-duty-engines-December-2024-Rev1.pdf. Acessed May 13, 2025
Como citar:

MOTTA, Henrique Botelho da; "Avanços nos Lubrificantes para Motores Diesel: Abordando os Desafios do Biodiesel e o Desempenho dos Fluidos", p. 423-427 . In: Anais do XXXII Simpósio Internacional de Engenharia. São Paulo: Blucher, 2025.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2025-PAP86

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações