Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

AVALIÇÃO DA DIMINUIÇÃO DO TEOR DE UMIDADE AO LONGO DA TELA DE UMA PENEIRA VIBRATÓRIA APLICADA A PROCESSO DE SEPARAÇÃO SÓLIDO-LÍQUIDO

SANTIAGO, T. S. A. ; BARBOSA, V. P. ; MENEZES, A. L. ; GEDRAITE, R. ; ATAÍDE, C. H. ;

Artigo Completo:

Em processos de perfuração de poços de petróleo, a broca corta a rocha por onde passará o óleo contido no poço. Para realizar o transporte do sólido gerado pelo corte das rochas de volta à superfície, é utilizado fluído de perfuração, que posteriormente deve ser separado destes sólidos por uma unidade de controle de sólidos. O primeiro equipamento da linha de controle de sólidos durante a perfuração de um poço é a peneira vibratória. Neste trabalho foi abordado o processo de separação sólido-líquido utilizando o peneiramento vibratório, no qual foram realizados experimentos referentes ao deságue da suspensão alimentada ao longo da tela de separação. Foi empregado um simulante de fluido de perfuração tipicamente empregado em perfuração de poços de petróleo, composto por areia e água com espessante goma Xantana. Os resultados obtidos sugerem que o deságue é mais efetivo no trecho inicial da tela de separação que está mais próximo da calha de alimentação.

Artigo Completo:

Palavras-chave: peneira vibratória,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/chemeng-cobeqic2017-273

Referências bibliográficas
  • [1] ASME – American Society of Mechanical Engineer, Drilling Fluid Processing Handbook.USA: Gulfprofessionalpublishing, Elsevier, 2005
  • [2] GUERREIRO, F. S., BARBOSA, V. P., GEDRAITE, R., ATAÍDE, C. H. Estudo do efeito de variáveis operacionais sobre a eficiência de separação de um peneira vibratória em escala piloto.
  • [3] GUERREIRO, F. S., BARBOSA, V. P., VARGAS, K. G., GEDRAITE, R., KUNIGK, L., ATAÍDE, C. H. Construção de bancada experimental para estudo do comportamento do teor de umidade residual presente no material retido utilizando peneira vibratória. Anais ENEMP 2015, 850 – 857, 2015.
  • [4] MATTA, E. N. CIPELLI, C. A. P., ASSIS, W. O., GOMES, M. M., BABRBOSA, V. P., ATAÍDE, C.H. Contribuição para o melhor aproveitamento de fluído de perfuração de poços de petróleo – Uma abordagem utilizando o processamento de imagem, Anais ENEMP 2015, 906 – 915, 2015.
  • [5] LOBATO, F. S., OLIVEIRA-LOPES, L. C., GEDRAITE, R., NEIRO, S. M. S., MURATA, V. Identificação de modelos para unidades de recuperação do fluido de perfuração. IV Encontro Nacional de Hidráulica de Poços de Petróleo e Gás, Foz do Iguaçu - PR, 2011.
  • [6] Raja, V., Chase, G. G., The University of Akron, Jones, B. N., Geehan, T., M-I SWACO Computaional Modeling and experiments on shale shaker performance. AADE –
  • [7] American Association of Drillings Engineers, Conference USA, Houston, Texas, 2012
Como citar:

SANTIAGO, T. S. A.; BARBOSA, V. P.; MENEZES, A. L.; GEDRAITE, R.; ATAÍDE, C. H.; "AVALIÇÃO DA DIMINUIÇÃO DO TEOR DE UMIDADE AO LONGO DA TELA DE UMA PENEIRA VIBRATÓRIA APLICADA A PROCESSO DE SEPARAÇÃO SÓLIDO-LÍQUIDO", p. 1534-1539 . In: Anais do XII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica [=Blucher Chemical Engineering Proceedings, v. 1, n.4]. ISSN Impresso: 2446-8711. São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobeqic2017-273

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações