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Avaliação virtual de crashworthiness do veículo: estudo sob o anexo 8, requisitos UN R21.01

Vehicle crashworthiness virtual assessment: study under annex 8, un R21.01 requirements

VINTURINI, Caio Felipe ; SARTOR, Tiago ; MAZZARIOL, Leonardo ; PICCOL, Mateus Dal ; LASO, Manuel ;

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A indústria automotiva busca constantemente melhorar a segurança e otimizar o projeto de veículos, o que requer uma previsão precisa da resposta dos ocupantes durante as colisões. A simulação numérica é um método amplamente utilizado para avaliar/investigar a cinemática dos ocupantes e o risco de lesões, mas sua confiabilidade depende de quão bem ela se correlaciona com os testes físicos. Este artigo apresenta uma comparação entre a simulação CAE de ocupantes de um veículo e os resultados do teste físico. Fatores que afetam os resultados numéricos, como o nível de detalhamento do modelo e parâmetros de entrada, são discutidos. São apresentadas comparações entre testes numéricos e experimentais com base no Anexo 8 do Regulamento UN R21.01, e recomendações para aprimorar a representação numérica de testes físicos. No geral, este artigo destaca o papel da pesquisa e desenvolvimento para alcançar altos níveis de confiança de simulação numérica quando comparado a testes físicos e sugere aspectos-chave para desenvolver ainda mais a avaliação numérica do desempenho de veículos sob eventos de colisão.

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The automotive industry is constantly seeking to improve safety and optimize vehicle design, which requires accurate prediction of occupant response during collisions. Numerical simulation is a widely used method to assess/investigate occupant kinematics and injury risk, but its reliability depends on how well it correlates with physical testing. This paper presents a comparison between vehicle occupant CAE simulation and physical test results. Factors affecting the numerical results, such as the level of model details and input parameters, are discussed. Comparison between numerical and experimental tests based on Annex 8 of Regulation UN R21.01 are presented, among recommendations to enhance the numerical representation of physical testing. Overall, this paper highlights the role of research and development to achieve high levels of confidence of numerical simulation when compared to physical testing and suggests key aspects in order to further develop the numerical assessment of vehicle crashworthiness performance.

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DOI: 10.5151/simea2023-PAP87

Referências bibliográficas
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Como citar:

VINTURINI, Caio Felipe; SARTOR, Tiago; MAZZARIOL, Leonardo; PICCOL, Mateus Dal; LASO, Manuel; "Avaliação virtual de crashworthiness do veículo: estudo sob o anexo 8, requisitos UN R21.01", p. 432-439 . In: Anais do XXX Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva . São Paulo: Blucher, 2023.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2023-PAP87

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