Artigo - Open Access.

Idioma principal

AVALIAÇÃO PRELIMINAR DA TROCA TÉRMICA EM UNIDADE PILOTO DE UM SISTEMA COILED TUBING

PRELIMINARY EVALUATION OF THERMAL EXCHANGE IN A PILOT UNIT OF A COILED TUBING

JUSTINO, LORENA RODRIGUES ; SCHEID, CLAUDIA MíRIAM ; OLIVEIRA, BEATRIZ ROSAS DE ; PEREIRA, CAROLINE EULINO GONçALVES ; PARAíSO, EDUARDO DA CUNHA HORA ; , ;

Artigo:

O abandono de poço é realizado quando não há mais exploração de petróleo naquele local, ou quando a área apresenta riscos ao meio ambiente. Para isto, diferentes tipos de fluidos são bombeados no poço, dentre eles a pasta de cimento. Este bombeamento pode ser feito por um sistema coiled tubing, que é um tubo de aço longo e flexível enrolado em um carretel. Sabe-se que durante o escoamento, diferentes trocas de calor afetam a temperatura do fluido, sendo importante prever e controlar esta variação a fim de que o cimento não endureça antes do tempo previsto. Este trabalho tem como objetivo avaliar a troca térmica no escoamento em coiled tubing através de experimentos em uma unidade piloto e a partir dos resultados propor e validar um modelo que possa prever a variação de temperatura. Uma unidade experimental foi construída de forma semelhante ao caso real. Experimentos foram realizados utilizando a água, a uma temperatura de 45ºC e vazões de 0,20 e 0,65 m3/h, bombeados em coiled tubing de 380 m durante aproximadamente 3 horas. As temperaturas foram aquisitadas, e a partir delas um modelo foi proposto considerando a troca de calor por atrito, por convecção natural e por radiação.

Artigo:

Palavras-chave: COILED TUBING, TROCA TéRMICA, CIMENTAçãO,

Palavras-chave: COILED TUBING, THERMAL EXCHANGE, CEMENTATION,

DOI: 10.5151/cobecic2019-FTSP47

Referências bibliográficas
Como citar:

JUSTINO, LORENA RODRIGUES; SCHEID, CLAUDIA MíRIAM; OLIVEIRA, BEATRIZ ROSAS DE; PEREIRA, CAROLINE EULINO GONçALVES; PARAíSO, EDUARDO DA CUNHA HORA; , ; "AVALIAÇÃO PRELIMINAR DA TROCA TÉRMICA EM UNIDADE PILOTO DE UM SISTEMA COILED TUBING", p. 2408-2414 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-FTSP47

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações