Setembro 2025 vol. 12 num. 1 - XXXII Simpósio Internacional de Engenharia

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Avaliação Laboratorial da Corrosividade do Etanol em Óleo Lubrificante para Motor Flex-Fuel de Injeção Direta (GDI)

Laboratory Evaluation of Ethanol Corrosivity in Engine Oils for Gasoline Direct Injection (GDI) Flex-Fuel Engine

ASSUNÇÃO, Charles Lima Bessa ; CHRISMAN, Erika Christina Ashton Nunes ; REZNIK, Leila Yone ;

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Óleos lubrificantes modernos devem estar alinhados ao desenvolvimento de novas tecnologias de motor, projetados para atendimento a questões diversas, como a redução de emissões, ganho de potência e economia de combustível. No caso do mercado brasileiro, a entrada de motores com a tecnologia GDI flex fuel traz a necessidade de avaliação do efeito do etanol nas características do óleo lubrificante utilizado, fornecendo subsídios para novos desenvolvimentos. Formulações direcionadas a este nicho de mercado podem ser obtidas via planejamento de experimentos abrangendo de forma concomitante e otimizada componentes e condições operacionais. Dados de impedância eletroquímica mostraram-se promissores para subsidiar o projeto destas novas formulações, direcionando o formulador à escolha adequada de componentes. Tal técnica, complementada por outros ensaios, indicou que a contaminação por etanol e a acidez gerada a partir de sua queima incompleta ocasionam efeitos distintos em óleos lubrificantes oriundos do motor GDI, no que tange à corrosão em materiais de cobre e ferro. Apesar de maior contaminação do óleo lubrificante por combustível em motor alimentado com gasolina comum, há uma tendência de ataque corrosivo a componentes de cobre no motor alimentado com etanol hidratado.

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Modern engine oils must be aligned with the advancement of new engine technologies, designed to address various issues such as emission reduction, power enhancement, and fuel efficiency. In the context of the Brazilian market, the introduction of engines equipped with GDI flex fuel technology necessitates an evaluation of ethanol impact on the properties of the engine oil used, thereby providing a foundation for new developments. Formulations tailored to this market niche can be achieved through experimental design that concurrently and optimally encompasses components and operational conditions. Electrochemical impedance spectroscopy data have demonstrated potential in supporting the design of these new formulations, guiding the formulator in the appropriate selection of components. This technique, supplemented by other tests, indicated that ethanol contamination and the acidity generated from its incomplete combustion result in distinct effects on engine oils derived from GDI engines, particularly concerning corrosion in copper and iron materials. Despite greater contamination of the engine oil by fuel in engines powered by regular gasoline, there is a tendency for corrosive attack on copper components in engines powered by hydrated ethanol.

Palavras-chave: -,

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DOI: 10.5151/simea2025-PAP100

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Como citar:

ASSUNÇÃO, Charles Lima Bessa; CHRISMAN, Erika Christina Ashton Nunes; REZNIK, Leila Yone; "Avaliação Laboratorial da Corrosividade do Etanol em Óleo Lubrificante para Motor Flex-Fuel de Injeção Direta (GDI)", p. 515-524 . In: Anais do XXXII Simpósio Internacional de Engenharia. São Paulo: Blucher, 2025.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2025-PAP100

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