Artigo - Open Access.

Idioma principal

AVALIAÇÃO DOS PARÂMETROS GEOMÉTRICOS E SEU IMPACTO NA EFICIÊNCIA DE SEPARAÇÃO DE PARTÍCULAS DE ENXOFRE EM HIDROCICLONES

ASSESSMENT OF THE INFLUENCE OF GEOMETRIC PARAMETERS ON SEPARATION EFFICIENCY OF SULFUR PARTICLES IN HYDROCYCLONES

PEREIRA, GUSTAVO LEITE DIAS ; MAIA, DJEINE CRISTINA SCHIAVON ; IGARASHI, ANDERSON RAFAEL ; ALMEIDA, FERNANDA NAIARA CAMPOS DE ; PEREIRA, NEHEMIAS CURVELO ; , ;

Artigo:

O sulfeto de hidrogênio pode ser removido de correntes gasosas, como biogás, por meio do processo de absorção oxidativa com soluções aquosas de Fe/EDTA, produzindo o enxofre elementar. O hidrociclone pode ser empregado para realizar a separação do enxofre da solução de Fe/EDTA. Por este motivo, este trabalho objetiva avaliar a influência dos parâmetros geométricos na eficiência de separação de partículas de enxofre de uma solução aquosa. Utilizando simulações de fluidodinâmica computacional (CFD), variou-se em ±50% os valores dos diâmetros superior e inferior, juntamente com a altura da sessão cilíndrica de um hidrociclone da família Bradley dimensionado previamente. Observou-se que há uma forte correspondência linear entre os diâmetros superior e inferior e a eficiência de separação, enquanto que a altura da sessão cilíndrica não influencia significativamente.

Artigo:

Palavras-chave: HIDROCICLONE, EFICIÊNCIA DE SEPARAÇÃO, CFD.,

Palavras-chave: HYDROCYCLONE, SEPARATION EFFICIENCY, CFD.,

DOI: 10.5151/cobecic2019-EAT98

Referências bibliográficas
Como citar:

PEREIRA, GUSTAVO LEITE DIAS; MAIA, DJEINE CRISTINA SCHIAVON; IGARASHI, ANDERSON RAFAEL; ALMEIDA, FERNANDA NAIARA CAMPOS DE; PEREIRA, NEHEMIAS CURVELO; , ; "AVALIAÇÃO DOS PARÂMETROS GEOMÉTRICOS E SEU IMPACTO NA EFICIÊNCIA DE SEPARAÇÃO DE PARTÍCULAS DE ENXOFRE EM HIDROCICLONES", p. 763-769 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-EAT98

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações