Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

AVALIAÇÃO DOS PARÂMETROS DINÂMICOS E ESTÁTICOS DO CONFORTO LUMÍNICO EM SALAS DE AULA DO CENTRO DE TECNOLOGIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

LUCENA, Mariana C. Melo ; NOME, Carlos Alejandro ;

Artigo Completo:

Este estudo tem como objetivo geral caracterizar o desempenho da iluminação natural e artificial como complemento da natural, visando identificar fatores que determinem ou contribuam para ocorrência de níveis inadequados de iluminância no interior das salas de aula. Para tal diagnóstico foram feitas simulações computacionais, onde os parâmetros dinâmicos foram extraídos a partir da utilização do software Daysim. Já os parâmetros estáticos ligados a luz artificial foram simulados a partir do software Apolux. Com isto concluiu-se que o rendimento da luz natural encontrado a partir das simulações se dá pelo fato da profundidade das salas de aula analisadas comprovando a necessidade de complementação com sistema de iluminação artificial.

Artigo Completo:

Palavras-chave: iluminação natural, iluminação artificial, simulação computacional,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-eneac2016-AMB05-1

Referências bibliográficas
  • [1] ALVES, Manoel Rodrigues. Manual de ambientes didáticos para graduação. São Carlos, Suprema Gráfica e Editora, 201
  • [2] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5461:1991: Iluminação. Rio de Janeiro, 1991.
  • [3] ______. NBR 15.215-2:2005: Iluminação Natural - Parte 2: Procedimento de cálculo para a estimativa da disponibilidade de luz natural. Rio de Janeiro, 200
  • [4] ______. NBR 15.215-3:2005: Iluminação Natural - Parte 3: Procedimento de cálculo para a determinação da iluminação natural em ambientes internos. Rio de Janeiro, 2003.
  • [5] ______. NBR 1215-4:2005: Verificação experimental das condições de iluminação interna de edificações – Método de medição. Rio de Janeiro, 2004.
  • [6] ______. NBR ISO 8995-1: Iluminação de ambientes de trabalho parte 1: Interior. Rio de Janeiro, 2013.
  • [7] BRASIL. Decreto Presidencial 4.131 de 14 de fevereiro de 2002. Brasília, DF.
  • [8] CASTRO, G. N. de. Componente de condução da luz natural em edifícios multifamiliares. João Pessoa, PB: Dissertação, UFPB, 2013.
  • [9] CHING, Francis D. K. Arquitetura de Interiores Ilustrada. Porto Alegre, Ed Bookman, 2006.
  • [10] EDWARDS, L. T., TORCELLINI, P. A Literature Review of the Effects of Natural Light on Building Occupants. Colorado: National Renewable Energy Laboratory, 2002.
  • [11] ETAIO, B. et al. Standard specifications, layouts and dimensions: Lighting systems in school. Nottingham: Departament for Children, Schools and Families, 2007.
  • [12] FIALHO, Francisco e SANTOS, Neri. dos. Manual da análise ergonômica no trabalho. Curitiba, Editora Gênesis, 1995.
  • [13] GROSS, R.; MURPHY, J. Educational change and architectural consequences. Nova Iorque: Educational Facilities Laboratories, 1968.
  • [14] IDAE - Instituto para la Diversificación y Ahorro de la Energía. Guía Técnica de Eficiencia Energética en Iluminación. Centros docentes. Madri, 2001.
  • [15] INTERNATIONAL LIGHTING HANDBOOK. The IESNA lightinhg handbook. New York: Iluminating Engineering Socety of North America, 2000.
  • [16] KOWALTOWSKI, D. C. Arquitetura Escolar: o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de textos, 2013.
  • [17] KROMER, K.H.E., GRANDJEAN, E. Manual de Ergonomia: Adaptando o trabalho ao homem. Porto Alegre: Bookman, 2005.
  • [18] MARDALJEVIC, J. & NABIL, A. Useful daylight illuminance: a new paradigm to access daylight in buildings. Lighting Research & Technology, vol. 37, no 1. 2005.
  • [19] MELO JUNIOR, 2012. Apostila de Ergonomia. Pós-Graduação Segurança do Trabalho. João Pessoa: IESP, 2012.
  • [20] MORAES, L. N. Estudo comparativo de sistemas de iluminação artificial com diferentes luminárias considerando a disponibilidade de luz natural. Florianópolis: UFSC, 2012.
  • [21] NETO, Egydio Pilloto. Cor e Iluminação nos Ambientes de Trabalho. São Paulo: Livraria Ciência e Tecnologia Editora ltda, 1980.
  • [22] PEREIRA, F. O. R., SOUSA, M. B. Apostila Conforto Ambiental - Iluminação. Florianópolis: UFSC, 2005
  • [23] REINHART, C. F. Tutorial on the Use of Daysim Simulations for Sustainable Design. Cambridge: Harvard University, 2010.
  • [24] SILVA, M. L da. Luz, Lâmpada e Iluminação. Porto Alegre: M. L. da Silva, 2002.
  • [25] VERDUSSEN, Roberto. Ergonomia: A racionalização humana do trabalho, Rio de Janeiro: Livros técnicos e científicos, 1978.
Como citar:

LUCENA, Mariana C. Melo; NOME, Carlos Alejandro; "AVALIAÇÃO DOS PARÂMETROS DINÂMICOS E ESTÁTICOS DO CONFORTO LUMÍNICO EM SALAS DE AULA DO CENTRO DE TECNOLOGIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA", p. 433-445 . In: Anais do VI Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído & VII Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral [=Blucher Design Proceedings, v.2 n.7]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-eneac2016-AMB05-1

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações