Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

AVALIAÇÃO DOS PARÂMETROS ARQUITETÔNICOS DE ACESSIBILIDADE E MOBILIDADE DE UM HOSPITAL FILANTRÓPICO NA PERSPECTIVA DOS PACIENTES

KATO, Mayla Youko ; MÜLFARTH, Roberta Consentino Kronka ;

Artigo Completo:

O presente artigo avaliou as condições de acessibilidade e mobilidade de um hospital filantrópico de São Paulo. Com o objetivo de verificar e avaliar os parâmetros de adequação das áreas comuns utilizadas pelos pacientes, com foco na acessibilidade e mobilidade. Foram realizados métodos diferentes para esta avaliação, sendo: walkthrough, questionário e check lists que possibilitaram o levantamento dos aspectos positivos e negativos da edificação. Comparando os resultados obtidos foi possível avaliar as condições de acessibilidade e mobilidade do local. A realização desta pesquisa trará contribuições para o alcance da qualidade do espaço do hospital, refletindo o desempenho e qualidade arquitetônica.

Artigo Completo:

Palavras-chave: acessibilidade; mobilidade; arquitetura hospitalar,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-eneac2016-POST07

Referências bibliográficas
  • [1] ABATE, T. P.; KOWALTOWSKI, D.C.C.K.; ONO, Rosaria. Pressupostos teóricos da deficiência relacionados à acessibilidade e ao desenho universal. In: V Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído e VI Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral, Rio de Janeiro. 2014.
  • [2] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS- ABNT NBR 9050. Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro, 2004. 97p.
  • [3] BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução. Regulamento técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde. Resolução – RDC 50 de 21.02.2002, Brasília, 2002.
  • [4] CORRÊA, A. R. ANTUNES; J. R. P. MERINO; E. A. D. Estudo ergonômico de acessibilidade para a população idosa: o caso do jardim botânico de São Paulo. FISIONET, 200 Disponível em: Acesso em: agosto, 2013.
  • [5] GONÇALVEZ, A. Centros para idosos fecha as portas em SP. Estadão de São Paulo, São Paulo, 11 jul. 2009. Vida & Estilo. Disponível em < http://vida- estilo.estadao.com.br/noticias/geral,centro-para-idosos-fecha-as-portas-em-sp,401481>
  • [6] MACHADO, E. S. et al. Uma Reflexão Sobre Métodos Utilizados em APO: Estudo de Caso da Creche Edson Luiz- RJ. Anais do XII ENTAC, 2008. Disponível em . Acessado em 07 de janeiro de 2012.
  • [7] MILANI, D. O quarto e o banheiro do idoso: estudo, análise e recomendações para o espaço do usuário residente em instituição de longa permanência; Dissertação de Mestrado apresentada à FAUUSP, São Paulo, SP, 2014.
  • [8] ORNSTEIN, S.; ROMÉRO, M. Avaliação Pós-Ocupação (APO) do Ambiente Construído. São Paulo: Studio Nobel, 1992. 221p.
  • [9] SAMPAIO, A. V. C. F. Arquitetura hospitalar: projetos ambientalmente sustentáveis, conforto e qualidade – proposta de um instrumento de avaliação. Tese de Doutorado. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo- FAU-USP. São Paulo, 2005.
  • [10] SCARINGELLA, R. S. A Crise na Mobilidade Urbana em São Paulo. São Paulo Perspec. vol.15 no. São Paulo Jan./Mar. 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-88392001000100007&script=sci_arttext.
  • [11] VIANNA J.; VIERA, E. Passeios, Calçadas e Infraestruturas para o Tráfego de Pedestres em São Paulo. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo- FAU-USP. São Paulo, 2000.
Como citar:

KATO, Mayla Youko; MÜLFARTH, Roberta Consentino Kronka; "AVALIAÇÃO DOS PARÂMETROS ARQUITETÔNICOS DE ACESSIBILIDADE E MOBILIDADE DE UM HOSPITAL FILANTRÓPICO NA PERSPECTIVA DOS PACIENTES", p. 722-732 . In: Anais do VI Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído & VII Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral [=Blucher Design Proceedings, v.2 n.7]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-eneac2016-POST07

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações