Dezembro 2020 vol. 7 num. 3 - VIII Simpósio de Engenharia de Produção

Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

AVALIAÇÃO DOS FATORES HIGIÊNICOS E MOTIVACIONAIS NO SETOR DE FOOD SERVICE NO MUNICIPÍO DE SALGUEIRO-PE

AVALIAÇÃO DOS FATORES HIGIÊNICOS E MOTIVACIONAIS NO SETOR DE FOOD SERVICE NO MUNICIPÍO DE SALGUEIRO-PE

Santos, Islaneide Figueredo dos; Sobral, Eryka Fernanda Miranda; Machado, Tiago Silveira; Amorim, Bartira Pereira; Melo, Fagner José Coutinho de;

Artigo completo:

As pessoas são motivadas diariamente, procurando satisfazer suas ideias e atingir suas metas, é nesse contexto que muitos estudiosos buscam respostas através de teorias elaboradas sobre motivação, na tentativa de compreender o que é capaz de motivar e satisfazer o ser humano. No contexto organizacional, ter funcionários motivados é a missão primordial das organizações, e isto tem sido objeto de estudo ao longo dos anos, sendo assim a presente pesquisa teve por objetivo avaliar os fatores motivacionais e higiênicos por meio da teoria dos dois fatores de Herzberg, com aplicação de um questionário com 44 perguntas divididas em motivacionais e higiênicas no setor de food service. O instrumento de coleta de dados foi aplicado a 10 funcionários dividido em três restaurantes no município de Salgueiro-PE. Os três restaurantes juntos possuíam 15 funcionários, porém 5 funcionários se abstiveram a responder, desta maneira a amostra foi reflexo do ambiente estudado. Neste trabalho concluise que os funcionários não possuem oportunidades de crescimento, foi constatado que parte dos funcionários não sabem o que é um plano de carreiras, porque as empresas, como restaurantes não possuem devido ao número menor de funcionários.

Artigo completo:

As pessoas são motivadas diariamente, procurando satisfazer suas ideias e atingir suas metas, é nesse contexto que muitos estudiosos buscam respostas através de teorias elaboradas sobre motivação, na tentativa de compreender o que é capaz de motivar e satisfazer o ser humano. No contexto organizacional, ter funcionários motivados é a missão primordial das organizações, e isto tem sido objeto de estudo ao longo dos anos, sendo assim a presente pesquisa teve por objetivo avaliar os fatores motivacionais e higiênicos por meio da teoria dos dois fatores de Herzberg, com aplicação de um questionário com 44 perguntas divididas em motivacionais e higiênicas no setor de food service. O instrumento de coleta de dados foi aplicado a 10 funcionários dividido em três restaurantes no município de Salgueiro-PE. Os três restaurantes juntos possuíam 15 funcionários, porém 5 funcionários se abstiveram a responder, desta maneira a amostra foi reflexo do ambiente estudado. Neste trabalho concluise que os funcionários não possuem oportunidades de crescimento, foi constatado que parte dos funcionários não sabem o que é um plano de carreiras, porque as empresas, como restaurantes não possuem devido ao número menor de funcionários.

Palavras-chave: Fatores motivacionais; Fatores higiênicos; Motivação; Pessoas; Food service; Gestão estratégica.,

Palavras-chave: Fatores motivacionais; Fatores higiênicos; Motivação; Pessoas; Food service; Gestão estratégica.,

DOI: 10.5151/viisimep-315710

Referências bibliográficas
  • [1] ALBUQUERQUE, L.A.C.S.; LUCENA, M.A.; SANTANNA, C.H.M.; GUIMARAES JUNIOR, D.S.; MELO,
  • [2] F.J.C. Teoria de Herzberg: Um Estudo de Caso em uma Escola Pública Municipal no Interior de
  • [3] Pernambuco. In: XXVI SIMPEP, Bauru- SP, 2019.
  • [4] ALBUQUERQUE, A.P.G.; XAVIER, L. A.; MELO, F. J. C. Avaliação dos fatores higiênicos e
  • [5] motivacionais: um estudo de caso em uma empresa do setor de limpeza. In: V Simpósio de Engenharia de
  • [6] Produção - SIMEP, 2017, Recife-PE, 2017.
  • [7] BENDÔ, J. A. P. Políticas públicas para as MPEs: uma avaliação do Simples para Pernambuco.
  • [8] Dissertações de Mestrado - Economia/CAA, 201
  • [9] BERGAMINI, C. W.; CODA, R. Psicodinâmica da vida organizacional. São Paulo: Pioneira, 1990.
  • [10] CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro:
  • [11] Elsevier, 2014.
  • [12] DOMINGOS JÚNIOR, A. P.; BARBOSA, M. A. C. Motivação no Setor Público: um estudo com servidores do
  • [13] município de Ponto Novo - BA. Revista Multidisciplinar e de Psicologia, Vol.10, n. 30, pp. 08-24. 2016.
  • [14] FERNANDES, G. A. A. L. Dinâmica comportamental no setor público. Rio de Janeiro: FGV, 20
  • [15] FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.
  • [16] HERZBERG, F.; MAUSNER, B.; SNYDERMAN, B. The Motivation to Work. John Wiley and Sons, New
  • [17] York. 1959.
  • [18] HERZBERG, F. One more time: How do you motivate employees? Harvard Business Review, 1987.
  • [19] LO, L. Y. S., LIN, S. W.; HSU, L. Y. Motivation for online impulsing buying: A two-factor theory perspective.
  • [20] International Journal of Information Management. Vol 36, n. 5, pp. 759– 772, 2016.
  • [21] KHALID, H. M. An empirical analysis of herzberg’s two-factor theory. Niger J Manag Technol Dev. Vol. 4, n.
  • [22] 1, pp. 22–28, 2014.
  • [23] KLEIN, F. A.; MASCARENHAS, A. O. Motivação no serviço público: efeitos sobre a retenção e satisfação
  • [24] profissional dos gestores governamentais. In: Anais ENANPAD, Rio de Janeiro, 2014.
  • [25] MEDEIROS, D. D. A fuzzy model to evaluate the motivation to quality programs. International Journal of
  • [26] Computers, Vol. 3, pp. 230-237, 2009.
  • [27] PERRY, J. L.; PORTER, L. W. Factors Affecting the Context for Motivation in Public Organizations. Academy
  • [28] of Management Review. Vol. 7, No. 1. pp. 89-9. 1982.
  • [29] PONTES, B. R. Administração de Cargos e salários: carreira e renumeração, 17. ed. São Paulo: LTR, 2015.
  • [30] ROBBINS, S. P. Comportamento Organizacional. 11. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
  • [31] SEBRAE. (2018) Pequenos negócios em números, Disponível em: http://www.sebrae.
  • [32] com.br/sites/PortalSebrae/ufs/sp/sebraeaz/pequenos-negocios-emnumeros,12e8794363447510 Vg
  • [33] nVCM1000004c00210aRCRD, acessado em: 22/11/2019.
  • [34] TEJADA, J. Motivação e Liderança como Fatores Estratégicos do Sucesso: você pode fazer a diferença na
  • [35] organização. São Paulo: Educs, 2013.
  • [36] YIN, R. K. Estudo de caso: Planeamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2015
Como citar:

Santos, Islaneide Figueredo dos; Sobral, Eryka Fernanda Miranda; Machado, Tiago Silveira; Amorim, Bartira Pereira; Melo, Fagner José Coutinho de; "AVALIAÇÃO DOS FATORES HIGIÊNICOS E MOTIVACIONAIS NO SETOR DE FOOD SERVICE NO MUNICIPÍO DE SALGUEIRO-PE", p. 1633-1643 . In: Anais do VIII Simpósio de Engenharia de Produção . São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/viisimep-315710

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações