Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

AVALIAÇÃO DO USO DE BAGAÇO DE CANA DE AÇUCAR EM FILTRO RESIDENCIAL EXTERNO

OLIVEIRA, B. F.; SOARES, M. S.; SHIMANO, M. M.; ALVES, E. R.; SILVA, P.P.;

Artigo Completo:

Este trabalho teve como objetivo a construção de um filtro residencial externo, de baixo custo, para a filtração direta da água proveniente do sistema de abastecimento do município de Uberaba-MG, com o intuito de melhorar a qualidade da água. Para tal, optou-se em utilizar como um dos meios filtrantes a biomassa oriunda do bagaço de cana de açúcar que é um rejeito da indústria de açúcar e álcool. Após o desenvolvimento do projeto, o filtro foi construído no Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas (ICTE) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e foram realizados testes do volume do filtrado em função do tempo e análises de qualidade da água filtrada como Alcalinidade, Dureza, Cloretos, Sólidos Totais, pH e Condutividade. Os testes de vazão no filtro foram realizados no período diurno, sendo o filtro submetido a uma vazão de aproximadamente 237,6 L/h. Os resultados com a água filtrada indicaram que o sistema utilizando o bagaço de cana de açúcar como meio filtrante apresentou um desempenho satisfatório no processo de filtragem da água, pois não houve alteração em parâmetros como o pH, alcalinidade, cloretos, condutividade e houve uma diminuição considerável na porcentagem de sólidos totais da água, em torno de 19%, indicando assim uma queda no percentual de sedimentos dispersos em água.

Artigo Completo:

Palavras-chave: filtro residencial externo,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/chemeng-cobeqic2017-065

Referências bibliográficas
  • [1] BATISTA, R.O. Remoção de sólidos suspensos e totais em biofiltros operando com esgoto doméstico primário para reuso na agricultura. UFERSA, p.14, 2012.
  • [2] BICUDO, C. E. M.; TUNDISI, J. G.; SCHEUENSTUHL, M. C. B. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2017.
  • [3] CANAL RURAL: . Acesso em: 18/07/2016.
  • [4] CECCHI, H.M. Fundamentos Teóricos e Práticos em Análise de Alimentos. 2°ed. Editora Unicamp, 2003.
  • [5] PINTO, N.O.; HERMES, L.C. Sistema simplificado para melhoria da qualidade da água consumida nas comunidades rurais do semiárido do Brasil. Embrapa. Documentos Jaguariúnas, São Paulo. p.53. 2006.
  • [6] ZENEBON, O.; PASCUET, N.S; TIGLEA, P. Métodos físico-químicos para análise de alimentos. 4. ed. São Paulo: Instituto Adolfo Lutz, 1020 p. 2008.
Como citar:

OLIVEIRA, B. F.; SOARES, M. S.; SHIMANO, M. M.; ALVES, E. R.; SILVA, P.P.; "AVALIAÇÃO DO USO DE BAGAÇO DE CANA DE AÇUCAR EM FILTRO RESIDENCIAL EXTERNO", p. 384-389 . In: Anais do XII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica [=Blucher Chemical Engineering Proceedings, v. 1, n.4]. ISSN Impresso: 2446-8711. São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobeqic2017-065

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações