Julho 2017 vol. 4 num. 2 - IX SBEA + XV ENEEAmb + III FLES

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

AVALIAÇÃO DO RISCO A CONTAMINAÇÃO NATURAL DOS AQUÍFEROS NO MUNICÍPIO DE CAÇAPAVA DO SUL-RS

Arruda Junior, Ladislau Aparecido da Costa ; Fries, Maximilian ; Riegel, Jauana Marilise do Nascimento ;

Artigo Completo:

A região do pampa no Estado do Rio Grande do Sul – Brasil possui como característica hidrogeológica, aquíferos de baixo acúmulo e vazão. Este trabalho tem como principal proposta a confecção de mapa temático de vulnerabilidade de aquífero no município de Caçapava do Sul utilizando o método GOD. A área de estudo localiza-se no encontro de três importantes bacias hidrográficas e a metodologia adotada baseia-se na coleta de informações pré-existentes onde foi gerado um banco de dados dos poços tubulares cadastrados no município. A integração de dados permitiu a geração de um mapa de avaliação de risco. Domínios de Insignificante, Baixo e Médio graus de vulnerabilidade foram definidos e os resultados oferecem uma abordagem de fácil acesso e utilização por profissionais e gestores. Além disso fornecem um diagnóstico inicial e importantes subsídios para formular hipóteses e futuros estudos no aprimoramento da base de dados atual.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Método GOD, Região do Pampa, Recurso Hídricos,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/xveneeamb-077

Referências bibliográficas
  • [1] AMARAL, Luiz Augusto do et al. Água de consumo humano como fator de risco à saúde em
  • [2] propriedades rurais. Revista de Saúde Pública, p. 510-514, 2003.
  • [3] FEPAM – Fundação Estadual de Proteção Ambiental – RS, dados de licenciamento ambiental, disponível em < www.fepam.rs.gov.br> Acesso em 27 de junho 2016.
  • [4] FOSTER, Stephen SD; HIRATA, Ricardo César; ROCHA, Gerôncio Albuquerque. Riscos de Poluição de águas subterrâneas: uma proposta metodológica de avaliação regional. Águas Subterrâneas, 1987.
  • [5] SELLER, L. E.; CANTER, Larry W. Summary of Selected Ground Water Quality Impact Assessment Methods. National Center for Ground Water Research, 1980.
  • [6] TAVARES, Paulo Roberto Lacerda et al. Mapeamento da vulnerabilidade à contaminação das águas subterrâneas localizadas na Bacia Sedimentar do Araripe, Estado do Ceará, Brasil. Rem: Revista Escola de Minas, v. 62, n. 2, 2009.
Como citar:

Arruda Junior, Ladislau Aparecido da Costa; Fries, Maximilian; Riegel, Jauana Marilise do Nascimento; "AVALIAÇÃO DO RISCO A CONTAMINAÇÃO NATURAL DOS AQUÍFEROS NO MUNICÍPIO DE CAÇAPAVA DO SUL-RS", p. 769-779 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/xveneeamb-077

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações