Julho 2017 vol. 4 num. 2 - IX SBEA + XV ENEEAmb + III FLES

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO DO DESTILADOR SOLAR NO TRATAMENTO DO LIXIVIADO DE ATERRO SANITÁRIO DO MUNICÍPIO DE SETE LAGOAS

Santos, Isadora Ferreira dos ; Moreira, Fernando Augusto ; Oliveira, Josiane Tamar de ; Lima, Marley Beatriz Assis ;

Artigo Completo:

O grande avanço da tecnologia e o rápido crescimento das cidades, vem ocasionando sérios problemas ao meio ambiente. Um dos problemas que mais têm causado preocupação são a grande quantidade de resíduos sólidos que essas grandes metrópoles geram. No Brasil, a técnica mais utilizada para a disposição final destes resíduos é o aterro sanitário. Contudo, um dos problemas relacionados aos aterros, está associado à degradação dos resíduos aterrados, ocasionando a formação do lixiviado de aterro sanitário, também conhecido como chorume. O lixiviado de aterro sanitário é um líquido escuro, ácido e de elevada DQO proveniente da decomposição da matéria orgânica presente nos resíduos depositados nos aterros sanitários. Por ser altamente poluidor esse efluente necessita de tratamentos específicos para minimizar os impactos causados pelo mesmo. Portanto, esse trabalho tem por objetivo avaliar o rendimento do destilador solar como tecnologia de tratamento de lixiviado de aterro sanitário, bem como avaliar a viabilidade técnica de aplicar o destilador solar em escala real para o aterro sanitário de Sete Lagoas. Análises físico-químicas foram realizadas para avaliar a eficiência do sistema, sendo determinado também a taxa de aplicação superficial e a área requerida para implantação da tecnologia no aterro de Sete Lagoas. A partir dos dados levantados neste estudo, conclui-se que o processo de destilação solar configurase como uma alternativa tecnicamente viável para o tratamento do lixiviado em questão, possibilitando uma redução significativa dos seus contaminantes, com redução de 98% em massa do total de lixiviado gerado e eficiência de 97% de remoção de DQO. A análise de rendimento do destilador solar indica que não é viável a implantação do modelo testado em escala real, uma vez que um eventual uso deste equipamento implica em uma demanda de área cerca de 3,9 vezes maior do que a área do sistema de tratamento atual.

Artigo Completo:

Palavras-chave: lixiviado de aterro sanitário,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/xveneeamb-141

Referências bibliográficas
  • [1] BACELAR, H. A. da, M. Tratamento de lixiviados produzidos em aterro de resíduos sólidos urbanos por meio de evaporação forçada. 2010. 76 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, dez. 2010.
  • [2] BASTOS, F. A. Estudo da remoção de Nitrogênio Amoniacal por processo de arraste com ar (air stripping) em lixiviado de Aterro Sanitário. 2001, p. 165. (Dissertação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, 2011.
  • [3] GIORDANO, G.; BARBOSA FILHO, O.; CARVALHO, R. J. Processos físicoquímicos para tratamento do chorume de aterros de resíduos sólidos urbanos. 2011. 169 p. Coletânea em saneamento ambiental. 1ª ed. Rio de Janeiro. Vol. 4.
  • [4] JUCÁ, J. F. T. et al. Tratamento de lixiviado por evaporação. In: GOMES, L. P. (ORG). Estudos de caracterização e tratabilidade de lixiviados de aterros sanitários para as condições brasileiras. Projeto PROSAB – edital 5. Rio de Janeiro ABES, 360 p. 2009.
Como citar:

Santos, Isadora Ferreira dos; Moreira, Fernando Augusto; Oliveira, Josiane Tamar de; Lima, Marley Beatriz Assis; "AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO DO DESTILADOR SOLAR NO TRATAMENTO DO LIXIVIADO DE ATERRO SANITÁRIO DO MUNICÍPIO DE SETE LAGOAS", p. 1394-1404 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/xveneeamb-141

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações