Artigo - Open Access.

Idioma principal

AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE RETICULAÇÃO TÉRMICA SOBRE A INCORPORAÇÃO DE CETOPROFENO EM PARTÍCULAS DE SERICINA E ALGINATO

EVALUATION OF THE THERMAL CROSSLINKING PROCESS ON KETOPROFEN INCORPORATION INTO SERICIN AND ALGINATE PARTICLES

FREITAS, VITÓRIA MARIA DE SOUZA ; VIEIRA, MELISSA GURGEL ADEODATO ; FREITAS, EMANUELLE DANTAS DE ; ROSA, PAULO CESAR PIRES ; SILVA, MEURIS GURGEL CARLOS DA ;

Artigo:

A sericina é uma proteína presente no casulo do bicho da seda e normalmente é um material de descarte da indústria têxtil, porém a sua propriedade de biocompatibilidade e biodegradabilidade desperta o interesse da indústria farmacêutica. Juntamente com o alginato, um biopolímero presente nas algas marrons, a sericina tem a capacidade de formar blendas, com grande aplicabilidade na área farmacêutica. A finalidade do presente trabalho foi avaliar a incorporação do fármaco cetoprofeno em partículas formadas a partir da blenda de sericina e alginato, após passar pelo processo de reticulação térmica. A sericina foi extraída a partir dos casulos do bicho-da-seda Bombyx mori em autoclave, e o alginato foi obtido comercialmente. Para a obtenção das partículas utilizou-se a técnica de gelificação iônica através do método de gotejamento em solução de CaCl2 3%. As partículas obtidas foram submetidas ao processo de reticulação térmica em duas etapas subsequentes, a 40 ºC e a 100 ºC. Para avaliar as partículas, foram analisados a eficiência de incorporação e o carregamento de fármaco, nos quais se observou que as partículas que passaram pelo processo de reticulação térmica apresentaram resultados melhores, quando comparadas às partículas que não passaram por esse processo.

Artigo:

Palavras-chave: BLENDA DE SERICINA/ALGINATO; CETOPROFENO; RETICULAçãO TéRMICA,

Palavras-chave: SERICIN/ALGINATE BLEND; KETOPROFEN; THERMAL CROSSLINKING,

DOI: 10.5151/cobecic2019-FTSP2

Referências bibliográficas
Como citar:

FREITAS, VITÓRIA MARIA DE SOUZA; VIEIRA, MELISSA GURGEL ADEODATO; FREITAS, EMANUELLE DANTAS DE; ROSA, PAULO CESAR PIRES; SILVA, MEURIS GURGEL CARLOS DA; "AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE RETICULAÇÃO TÉRMICA SOBRE A INCORPORAÇÃO DE CETOPROFENO EM PARTÍCULAS DE SERICINA E ALGINATO", p. 2205-2211 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-FTSP2

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações